Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estudantes da rede estadual fazem mais de 900 pontos na redação do Enem 2023

17/01/2024 09h14 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 2240 visualizações
Foto: Estudantes da rede estadual fazem mais de 900 pontos na redação do Enem 2023
Ana Beatriz - Foto: Divulgação

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil

As notas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2023, prova mais esperada pelos estudantes do Brasil, foram divulgadas nesta terça-feira (16) e, estudantes da rede pública do Pará, alcançaram mais de 900 pontos na Redação, o que representa um desempenho excepcional.

Do município de Benevides, a estudante Ana Beatriz Machado, da Escola Estadual Dr Otávio Meira, obteve 980. “O sentimento é de dever cumprido. Foi um ano difícil, no qual enfrentei uma longa jornada de horas de aula diárias. Foi extremamente cansativo, mas sinto que dei o meu melhor e pelo meu esforço colhi esses 980 na redação. Minha expectativa, no momento, é alcançar a minha vaga na universidade e cursar Licenciatura em História, que tanto almejei”, disse a aluna. 

Laise Mota - Foto: Divulgação

Laise Mota, da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, que terminou o Ensino Médio no ano passado, alcançou a nota 980 e revela que quando chegou ao último ano, não sabia organizar uma redação. “Eu estou muito feliz pela nota, quando eu entrei no 3° ano confesso que não tinha nenhuma estrutura de texto e não fazia ideia de como construir uma redação, conheci a professora Ione, de redação e ela me ajudou bastante. Confiei nela e ela me ajudou muito nessa evolução. Com o tempo fui tendo mentalidade e sabedoria para poder escrever uma boa redação, creio que para escrever uma redação é necessário aprender sobre outros conteúdos e não só saber escrever em um papel. Meu sonho é cursar Educação Física”, disse a aluna. 

Anthony Silva - Foto: Divulgação

Com a nota 940, o estudante Anthony Silva, também da Escola Albanízia, fala que o esforço valeu a pena. “Hoje eu tô feliz, porque tive a comprovação que valeu o esforço, já que minha rotina era corrida, acordar, ir pro colégio, almoçar às vezes na rua para ir para o cursinho a tempo e chegar em casa só a noite. Tive muito ajuda da professora Ione, além das professoras Ana Cláudia, Louise Leite e Sueanne Freitas, porque o trabalho com o projeto não é individual e sim coletivo. O curso que eu quero é Direito”, conta o aluno. 

Ensino Superior - O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, com as notas obtidas nas provas.