Alunos de escola pública conquistam vagas para torneio nacional de robótica

05/02/2024 13h20 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom/Seduc) 188 visualizações
Foto: Alunos de escola pública conquistam vagas para torneio nacional de robótica
Alunos de escola pública conquistam vagas para torneio nacional de robótica

Estudantes garantiram participação para a etapa nacional do Torneio Sesi 'First Lego League Challenge' em Brasília (DF) no final deste mês de fevereiro

Estudantes da rede estadual de ensino, que fazem parte da equipe ‘Pavulagem’, conquistaram vaga para a etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica - First Lego League Challenge, que vai ser realizada no final deste mês, em Brasília (DF).

A vaga foi conquistada durante a etapa estadual do torneio, na unidade Sesi, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, na sexta-feira-feira (2), onde a equipe ficou em segundo lugar na categoria Projeto de Inovação.

Com o trabalho autoral e inovador, a equipe apresentou o projeto "Goeldi 360: Um Museu Amazônico", na qual é um vídeo em 360 graus, disponibilizado gratuitamente na internet, por meio do qual as pessoas utilizando apenas o celular ou utilizando o celular mais óculos de realidade virtual (VR) tem a oportunidade de conhecer as cerâmicas arqueológicas da exposição Diversidades Amazônicas do Museu Paraense Emílio Goeldi, em uma jornada interativa na companhia de uma pesquisadora dessa Instituição.

A equipe formada por Jean Serrão, Maria Eduarda Barbosa, Luiz Gabriel da Silva, Thyla Moraes, Jéssica Aguiar e Gustavo Lima, produziram os óculos com miriti e papelão, a iniciativa é permitir que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, acesse e explore virtualmente o riquíssimo acervo do Museu.

“O Torneio foi muito especial para mim. Foi algo mágico, uma experiência incrível de todo mundo, ver a galera, todo mundo interagindo. Fiquei muito feliz na posição que a gente ficou em segundo no projeto de inovação, pois só Deus sabe como toda a nossa equipe se esforçou, junto com nossos professores, nem tivemos férias, passamos todo o tempo lá no Núcleo Tecnológico Educacional e foi muito gratificante para todo mundo”, conta Jean Serrão, aluno.

Para a competição, os estudantes foram avaliados em quatro etapas, a primeira delas é o projeto de Inovação, no qual é identificado um problema do mundo real relativo ao tema da temporada e desenvolvido uma solução. Após isso, tem o Design do Robô, onde os estudantes foram  avaliados na apresentação da eficiência ou da qualidade da programação, técnicas ou estratégias inovadoras traçadas para resolver os desafios e completar as missões. Em seguida, a avaliação foi o Desafio do Robô, no qual a solução testada na prática em um tapete de missões que reflete o tema do mundo real para a temporada, nesta etapa, as equipes têm direito a realizar três rounds, com duração de 2 minutos e 30 segundos cada, na mesa de competição oficial. Por último, foi avaliado a Core Values, compreende e integra os valores essenciais na experiência das equipes no torneio e em sua vida diária.

Para Maria Eduarda, integrante da equipe, ver o nome da equipe no telão do evento foi algo muito especial, porque demonstrou que estudantes da rede pública podem ir muito além.

“Eu não estava imaginando que a gente ia conseguir, mas quando eu vi o nosso nome no telão, eu fiquei muito feliz, muito feliz mesmo, porque isso mostra o resultado do nosso trabalho e mostra mais ainda o poder que a escola pública tem e que nós somos capazes de conseguir o que nós quisermos gritamos, pulamos, foi tudo perfeito”, afirma a aluna.

Já para Jéssica Aguiar e Gustavo Lima, o resultado não era o esperado. “Nós não esperávamos pelo resultado, tivemos um bom desempenho, mas ainda sim não estávamos confiantes. Quando saiu o resultado, foi uma alegria só, estamos muito felizes”, conta Jéssica Aguiar, aluna.

“É um orgulho muito grande fazer parte da equipe Pavulagem, atuar como professor desses alunos é uma satisfação enorme e conseguir levar eles até uma etapa nacional do maior torneio de robótica do mundo é uma realização pessoal. Conseguimos pela terceira vez uma classificação nacional e nas três vezes, como a única escola pública a participar dessa etapa nacional, a única escola pública da nossa região a participar dessa etapa, então isso mostra que estamos no caminho certo e que ampliando esse programa de inovação e robótica com certeza vamos conseguir levar mais alunos da nossa região para participar de eventos tão importantes quanto esse”, comemora Rafael Herdy, professor.

O Torneio SESI de Robótica é um processo de aprendizagem colaborativa no qual estudantes e professores aprendem conteúdos de física, química, biologia, matemática e linguagens de forma instigante e divertida. A cada temporada, a modalidade desafia crianças e jovens de 9 a 15 anos a resolver problemas do dia a dia e os inspira a seguir carreira em áreas de tecnologia e inovação no futuro. Neste ano, o tema central envolve a Arte e a Ciência.