Obras da creche em Altamira já tem mais de 40% dos serviços executados

19/02/2024 16h25 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 162 visualizações
Foto: Obras da creche em Altamira já tem mais de 40% dos serviços executados
Foto: Rosivaldo Almeida / Ag. Pará

O programa "Creches Por Todo o Pará", do Governo do Estado, que objetiva beneficiar cerca de 30 mil famílias paraenses em todo o Pará, está a todo vapor. No município de Altamira, oeste do Pará, por exemplo, a construção da creche já atingiu 43,17% de execução e os moradores da região estão ansiosos para a entrega do espaço.

Para José Antônio da Costa, de 70 anos, a creche vai ajudar muito as crianças e os pais da região. "A chegada dessa creche vai ser uma maravilha para quem mora aqui no bairro Buriti. Os pais vão poder deixar os filhos estudando sem precisar se deslocar para muito longe, é praticamente dentro de casa. A gente fica observando a obra e imaginando que vai ser algo grande e bonito aqui pra comunidade. Estamos na expectativa para que termine logo e nossas crianças possam ser beneficiadas", relatou o aposentado que mora próximo ao local onde a creche está sendo construída.

Foto: Rosivaldo Almeida / Ag. Pará

A creche de Altamira vai atender mais de 200 crianças de 0 a 5 anos, com profissionais qualificados e espaços de qualidade. Segundo o encarregado de obras da creche, Natanael Pinheiro, o trabalho está avançando e já na próxima semana deve passar para o telhado. "Nós já estamos na parte de alvenaria, reboco, peso, e daqui com uma semana já estamos colocando o telhado. Os próximos passos serão a instalação do forro e pintura", contou o profissional.

Já o responsável pela parte elétrica, Wilson Barbosa, explicou que a instalação da subestação da creche já foi feita e assim que o telhado for finalizado, toda a parte elétrica da creche deve ficar pronta em cerca de dois meses. "Estamos aguardando a parte de cobertura para iniciar a parte de instalação elétrica, das salas, nas dependências do prédio. Esse não é um processo complexo, mas para que a gente possa iniciar precisa da cobertura que logo vai ser feita. Eu creio que, com a cobertura instalada, no máximo em dois meses a gente entrega a parte elétrica", afirmou.

Foto: Rosivaldo Almeida / Ag. Pará

Pioneirismo - O "Creches Por Todo o Pará" é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.

Cada uma das unidades terá capacidade para atender mais de 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A primeira creche do Programa foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, que atende 629 crianças de 0 a 5 anos de idade é uma referência.