Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Professora da rede estadual dará palestra em Harvard, nos Estados Unidos

03/04/2024 09h05 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 369 visualizações
Foto: Professora da rede estadual dará palestra em Harvard, nos Estados Unidos
Foto: Divulgação

O evento acontece nos dias 6 e 7 de abril e vai reunir pesquisadores, líderes e ativistas de todo o mundo para discutir questões-chave relacionadas ao Brasil

Lília Melo, professora da rede pública estadual, irá palestrar na 10° edição da Brazil Conference at Harvard & MIT, um dos eventos mais relevantes da área de Educação no calendário brasileiro, que acontece nos Estados Unidos. O evento acontece nos dias 6 e 7 de abril e vai reunir pesquisadores, líderes e ativistas de todo o mundo para discutir questões-chave relacionadas ao Brasil. 

Na oportunidade, a docente vai falar sobre a realidade educacional na Amazônia, principalmente nas periferias, onde atua como professora e ativista de causas sociais importantes. "Participar da Brazil Conference at Harvard and MIT é garantir a representatividade de um segmento que pouco esteve presente em eventos como esses. Estou feliz e me sinto grata de compartilhar minhas experiências e contribuir para discussões significativas sobre o futuro da educação no Brasil", conta a professora.

Foto: Divulgação

Trajetória - No ano de 2018, a professora de Língua Portuguesa conquistou o prêmio nacional "Professores do Brasil", do Ministério da Educação, após criar o projeto "Juventude Negra Periférica - Do Extermínio ao Protagonismo", com jovens do bairro Terra Firme, em Belém. Além de ser a primeira mulher do norte do país a representar sua categoria no Global Teacher Prize, mais conhecido como Nobel da Educação. 

Atualmente, Lília atua nos Complexos comunitários integrados ao programa TerPaz, as Usinas da Paz, nos bairros do Jurunas, Guamá e Terra Firme, voltado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E, também, em duas unidades escolares em Belém, com o Projeto "Que nem Maré", iniciativa que potencializa a arte de crianças e jovens, a Escola Estadual Fonte Viva, na Terra Firme, e Professora Placídia Cardoso, no Jurunas. 

Foto: Divulgação

"A professora Lília traz para as escolas públicas um trabalho diferenciado com essas temáticas, que vai além dos estudantes, vai para todos os profissionais da escola. O projeto que ela atua no Placídia fomenta o protagonismo juvenil e a transformação social por meio da arte, da cultura e da educação", conta a diretora da Escola Placídia Cardoso, Rita de Cássia. 

O evento vai contar também com a participação da cantora Ivete Sangalo e da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, bem como outros nomes de expressão de diversas áreas de atuação no país.


MAIS FOTOS