15/04/2024 14h21 - Autor: Cristiani Sousa (Ascom Seduc) 113 visualizações
Foto: Construção da creche do Curuçambá chega a 80% e avanço traz esperança para famílias de Ananindeua
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), continua investindo em educação de qualidade. São avanços palpáveis com reformas, ampliações e entregas de escolas e creches, que acontecem em todo o estado, além da valorização dos servidores e de professores com o segundo maior salário do Brasil. Tanto trabalho e investimento chegaram ao bairro do Curuçambá, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Por lá, a construção de mais uma creche, do programa Creches Por Todo o Pará, já chegou a 80% de execução e as famílias da região estão cheias de esperança e ansiosas para a entrega do espaço.

Mais de R$ 3 milhões foram investidos para a construção da creche do Curuçambá, que deve ser entregue ainda neste primeiro semestre de 2024. Segundo o titular da Seduc, Rossieli Soares, a entrega reforça o compromisso do Estado com a educação. “O governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan têm reforçado todos os dias que a educação é uma prioridade no Pará, concretizando com inúmeras ações fundamentais para o avanço da educação paraense. Mesmo a educação infantil não sendo de responsabilidade do Estado, temos investido fortemente na parceria com os municípios para garantir maior suporte em todas as etapas de ensino. Não tem que haver distinção, toda criança será nosso estudante na rede estadual no futuro, precisamos garantir que tenham um bom atendimento na base. Os primeiros 100 dias de vida são um dos mais importantes para o desenvolvimento, com o Creches Por Todo o Pará nossas crianças terão mais oportunidades”, comentou.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Com netos em idade escolar, seu José Melo, de 57 anos, que mora no bairro do Curuçambá há 34 anos, acredita que a creche vai mudar a realidade da comunidade, principalmente das mães solo. O aposentado ainda revela que os netos vão poder ser atendidos pela creche, o que vai ajudar muito a família. "A creche aqui vai ajudar muita gente, principalmente as mães que trabalham e não têm com quem deixar os filhos, é de uma importância e grande ajuda para elas. Aqui no bairro têm muitas mães que trabalham, eu vejo, às vezes estou sentado aqui na frente e elas falam que isso é uma preocupação. Inclusive, tenho um neto que vai fazer três anos e minha filha não tem com quem deixar. Às vezes ele fica na casa dos avós paternos e às vezes ela deixa aqui. E assim vai se dividindo, então com certeza a creche vai ser muito importante para a gente", contou.

Para Catiane Costa, de 38 anos, a creche vai trazer muitas melhorias para as famílias do bairro. "Eu acho que para as mães que trabalham é algo muito bom porque muitas não têm com quem deixar os filhos e essa cheche aqui perto da gente é ótimo e, pela estrutura que vejo ali, com certeza vai ajudar bastante a realidade aqui", afirmou a autônoma, que mora no bairro há 17 anos.

Obras a todo vapor - Em fase final, as obras de construção da creche foram intensificadas, como explica Cláudio Velasques, engenheiro responsável pela obra. "A gente está executando a creche no bairro do Curuçambá com rapidez. Estamos na reta final, trabalhando aos finais de semana com mais de oito frentes de trabalho para entregar a creche ainda nesse semestre. Uma creche moderna, equipada, com estrutura de qualidade, uma creche que tem em sua cobertura telhas que trazem conforto térmico e acústico, solário, berçário, redário, sala de amamentação, enfim, tudo que uma creche precisa. E a gente está muito feliz em relação a isso, poder entregar aí para o pessoal do bairro", disse.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Segundo a fiscal da obra, Amanda Nascimento, agora estão sendo realizados serviços mais específicos e que requerem cautela. "No momento estamos realizando a pintura da parte interna e externa, colocação do alambrado onde vai ficar o solário, revestimento da cozinha e área de serviço, finalizar estrutura da quadra e piso. Além disso, falta colocar as louças e metais, piso de borracha no solário e paisagismo. Falando assim parece muita coisa, mas falta pouco para finalizar a obra", explicou.

Pioneirismo - O “Creches Por Todo o Pará” é um programa inédito, cuja meta é beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.