Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Em parceria com a França, educadores da rede estadual participam de formação em Educação Midiática e Ambiental para a COP30

16/05/2025 09h17 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 33 visualizações
Foto: Em parceria com a França, educadores da rede estadual participam de formação em Educação Midiática e Ambiental para a COP30
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Profissionais da educação da rede estadual participaram da Formação MídiaCOP – Educação Midiática e Ambiental, uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC), da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), do Governo Francês, por meio da Embaixada da França no Brasil e do Centre pour l’Éducation aux Médias et à l’Information (CLÉMI), com apoio técnico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento, que teve início nesta quarta-feira (14) e segue até sexta-feira (16), está sendo realizado no Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém.

"A Seduc é parceira dessa ação do MEC em conjunto com a embaixada e o governo Francês, visto que o Pará será palco do mundo ao sediar a COP30 em novembro deste ano em Belém. Para além disso, a educação é o principal agente transformador e deve estar no centro nas discussões climáticas e ambientais. Então, a gente está recebendo aqui hoje professores da nossa rede estadual e de toda a região norte do país para aprender mais sobre educação digital midiática", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará. 

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Durante a abertura do evento, David Almansa, diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Presidência da República, destacou a importância estratégica da iniciativa no contexto da COP30 e do enfrentamento à desinformação. 

“O presidente Lula tem a preocupação de que a COP30 deixe um legado para a nação brasileira. Nesse contexto, temos um compromisso importante com a comunicação voltada à defesa e à proteção do meio ambiente, especialmente diante do cenário de mudanças climáticas. Por isso, elaboramos um projeto em parceria com o governo francês para formar professores da Região Norte do país em educação midiática digital, uma abordagem que ensina a utilizar diferentes mídias, como a internet, o áudio e o vídeo, para promover uma comunicação ética e com integridade da informação”, explicou o diretor David Almansa, do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Presidência da República.

O objetivo da formação é capacitar educadores para que se tornem multiplicadores em seus territórios de origem, desenvolvendo projetos-piloto e materiais pedagógicos voltados à educação ambiental com abordagem midiática. Os conteúdos produzidos serão adaptados à realidade local e replicados nas comunidades escolares da região amazônica.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

“O curso de hoje foca no uso das mídias, que são cada vez mais importantes na sociedade atual, especialmente com a internet e os celulares. Se os professores não souberem utilizar corretamente essas ferramentas, podem surgir problemas como desinformação e fake news. É fundamental ensinar os alunos a produzir e compartilhar vídeos de forma ética, respeitando a moral e a cidadania”, afirmou Aderilson Parente, professor da Escola Estadual Cordeiro de Farias.

Durante a programação, os participantes aprenderão tanto a parte técnica da produção de conteúdos midiáticos nas escolas, como a criação de podcasts, vídeos e jornais, quanto os fundamentos necessários para abordar a temática ambiental por meio da comunicação.

“A proposta é que os professores adquiram tanto o conhecimento teórico sobre como tratar a questão ambiental com os alunos, quanto a habilidade técnica para produzir materiais como áudios, vídeos, podcasts e outros conteúdos visuais. Também queremos estimular os estudantes a se envolverem com o jornalismo escolar, um campo essencial para o desenvolvimento de competências como a análise crítica da informação”, destacou Mariana Filizola, coordenadora-geral de Educação Midiática da Presidência da República.


MAIS FOTOS