Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Material de educação ambiental do segundo semestre já está disponível para professores da rede estadual

04/08/2025 13h22 - Autor: Ivana Barreto (Ascom Seduc) 2299 visualizações
Foto: Material de educação ambiental do segundo semestre já está disponível para professores da rede estadual
Foto: Divulgação

Os educadores da rede estadual já podem acessar o novo material de Educação Ambiental preparado para o segundo semestre. O conteúdo está disponível de forma prática e acessível em um drive online, no site da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Assim, professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio podem utilizar esse recurso com facilidade no dia a dia de suas aulas.

O material traz uma abordagem atualizada, que vai além do conteúdo tradicional, incentivando o debate, a reflexão e o olhar atento para os territórios onde as escolas estão inseridas. A proposta é que o componente de Educação Ambiental ajude a promover mudanças significativas na realidade escolar e nas comunidades locais, estimulando a participação ativa dos estudantes em ações que dialoguem com seu cotidiano.

“Os cadernos pedagógicos de Educação Ambiental são uma ferramenta importante para o professor na implementação do componente. É importante ressaltar que esse material pode e deve ser customizado junto com o professor, a partir da sua realidade e do seu território. Então, os cadernos oferecem possibilidades para que o professor faça adaptações, utilize as estratégias propostas, mas também crie a partir do que o material apresenta. Trata-se, portanto, de uma ferramenta importante, que temos certeza de que vai auxiliar no fazer pedagógico, especialmente em relação às questões ambientais, tão necessárias nos dias de hoje”, afirma o coordenador de Educação Ambiental da Seduc, Mauro Tavares.

Formações - Para apoiar a implementação do novo material, será retomada uma série de formações em parceria com o Instituto iungo. As iniciativas, que terão início na próxima semana, nos dias 5 e 6 de agosto, pelo YouTube da Seduc, são voltadas especialmente para os professores responsáveis pelo componente curricular e visam qualificar o trabalho em sala de aula, proporcionando trocas de experiências e orientações pedagógicas.

Os links para acesso ao material e para inscrição nas formações foram disponibilizados aos educadores, reforçando o compromisso com uma educação ambiental cada vez mais conectada com as demandas e desafios do presente. Essa iniciativa reforça a importância de um ensino colaborativo e sensível às realidades locais, convidando toda a comunidade escolar a se engajar na construção de um futuro mais sustentável e consciente.

Educação Ambiental - O Pará se destacou como pioneiro ao assegurar a inclusão de um componente curricular obrigatório voltado à sustentabilidade nas escolas públicas brasileiras. Por meio da Seduc, foi criada, em 2023, a Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima. Desde então, com a introdução da disciplina de Educação Ambiental, as instituições públicas de ensino vêm promovendo projetos e iniciativas que incentivam o protagonismo dos estudantes e a conservação ambiental.

A Política de Educação Formal para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima, estabelecida pela Lei nº 9.881, implementou, a partir do primeiro semestre de 2024, o componente curricular de Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, abrangendo tanto as escolas da rede estadual quanto, de forma opcional, as unidades municipais.