Oficina tecnológica anima o estande da Seduc na Feira Pan-Amazônica do Livro

As atividades foram apresentadas por educadores e estudantes do Ciseb e de unidades escolares que já trabalham com recursos envolvendo robótica e IA
Dentre a programação diversa e vibrante da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, um espaço em especial chamou a atenção de quem passava pelo estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nesta segunda-feira (18): as oficinas tecnológicas, que despertaram o interesse e a curiosidade de participantes de todas as idades.
As atividades foram apresentadas por educadores e estudantes do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) e de unidades escolares que já trabalham com recursos envolvendo robótica e inteligência artificial. Eles compartilharam conhecimento e entusiasmo com o público de forma dinâmica e acessível.
Entre eles, estava a Escola Estadual Magalhães Barata, do município de Santa Izabel do Pará, que apresentou o projeto de robótica desenvolvido na escola, voltado para o aprimoramento de habilidades em robótica, matemática, linguagem, programação e tecnologias. O espaço foi conduzido pelos professores Aldecy Silva, de Sociologia, e David Tinoco, de Matemática.
“Estamos aqui justamente para trazer os alunos e mostrar um pouco do que a escola tem desenvolvido por meio do projeto de robótica, que conta com o incentivo do Governo do Estado, por meio do Prodep, do qual conseguimos adquirir kits LEGO, uma mesa de competição e o tapete específico para as atividades. E o projeto foi, sem dúvida, um diferencial na escola. Observamos melhora no interesse dos alunos e no rendimento dentro da sala de aula. Sem dúvida, o projeto tem trazido resultados significativos para a educação no nosso estado e, principalmente, para a educação em Santa Izabel do Pará”, conta Aldecy Silva, professor de Sociologia.
Já na oficina Fliperama Ecológico - Jogos com IA, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a programação de jogos com inteligência artificial focados em temáticas ambientais. Com a orientação de um monitor especializado, exploraram, na prática, a importância da colaboração e do raciocínio lógico.
“Achei a oficina muito educativa e intuitiva. Com o que aprendi hoje, acredito que vou conseguir aprimorar meus conhecimentos e até desenvolver ideias, como um aplicativo que facilite a compra de ingressos para pessoas com deficiência. Pensei nisso porque me relaciono com uma pessoa autista, e a gente sempre teve dificuldades, já que a compra só podia ser feita presencialmente. Essa oficina me abriu possibilidades de transformar essa ideia em algo real. Sempre gostei da área de tecnologia e programação, e participar disso tudo ampliou muito minha visão e meu interesse profissional. E foi super divertido”, conta Anderson Castilho, participante da oficina.
Além de enriquecer o evento com uma atividade dinâmica e atual, as oficinas tecnológicas também reforçaram o papel da educação tecnológica no desenvolvimento das novas gerações. Afinal, mais do que apenas montar máquinas, os participantes aprenderam a pensar de forma crítica, criativa e inovadora.
Para Tarcila Bertonssin, estudante do 5º ano da Escola Estadual Barão do Rio Branco, a programação foi muito interessante participar da programação e acompanhar os outros trabalhos. “Foi muito bacana participar da Feira. Eu apresentei sobre as gírias paraenses em inglês, passando por vários lugares de Belém. Vi os outros trabalhos e achei superinteressante, principalmente o da robótica”, disse a estudante.
Também fez parte da programação o projeto Patrimoniar - Sustentabilidade Cultural, que combina a exploração do centro histórico de Belém, capital paraense, com o uso de uma câmera 360º para registro e análise do local.
A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é promovida pelo Governo do Estado, mediante organização da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e pode ser visitada até o dia 22.
MAIS FOTOS

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Escola Estadual Magalhães Barata - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc