Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

ESCOLA MARIO CHERMONT

20/10/2022 14h47 - Autor: 586 visualizações
Foto: ESCOLA MARIO CHERMONT
ESCOLA MARIO CHERMONT

 

Ela serve como sobremesa para complementar a alimentação num lanchinho da tarde ou até mesmo para ser apreciada em um belo café da manhã. Fácil de preparar, a salada de frutas é rica em vitaminas e pode ser complementada com uma explosão de sabores e criatividade. Um grupo de alunos da Escola Estadual Dr. Mário Chermont, em Belém, preparou essa iguaria para toda a turma nesta semana.

É a primeira vez que o espaço de aprendizagem desenvolve esse tipo de iniciativa que, de acordo com a direção, tem o objetivo de incentivar a comunidade escolar a criar o hábito de uma alimentação mais nutritiva e saudável. Além disso, a programação é uma das atividades pedagógicas alusivas ao Dia Nacional da Alimentação na Escola, que será celebrado nesta sexta-feira (21).

O grupo que preparou a salada de frutas foi composto por três representantes de cada turma do Ensino Médio. Durante a manipulação dos ingredientes, professores e alunos utilizaram equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras e toucas, com o intuito de garantir a higiene durante todo o processo. Depois de pronta, a sobremesa foi servida pela equipe para toda a classe.

Cooperação - Reforçando valores importantes como a fraternidade, os professores, a coordenação pedagógica, direção da escola e os próprios estudantes se uniram para arrecadar a quantidade necessária de frutas para a preparação do prato. Seguindo a mesma proposta, alunos da Escola Estadual Amazonas de Figueiredo, em Belém, colheram hortelã da sua própria horta e fizeram um suco para a merenda.

De acordo com a gestora da 3ª Unidade Seduc na Escola (USE), Mônica Bello, esse tipo de atividade pedagógica será adotada com frequência pelas unidades de ensino sob a sua jurisdição. “A prática realizada com os alunos das escolas estaduais Dr. Mário Chermont e Amazonas de Figueiredo foi de suma importância, porque valoriza a alimentação mais saudável, o trabalho em equipe e também ajuda-os no processo de aprendizagem”, frisou.

Benefícios - A salada de frutas é um prato que consiste de uma combinação de várias frutas picadas, temperado com açúcar, às vezes servidos em um líquido, seja em seus próprios sucos ou um licor. Estudos indicam que seu consumo ajuda na ingestão de fibras diárias que cada pessoa necessita, além de melhorar o sistema imune, aumentando a disposição para o resto do dia.

Segundo a nutricionista da Seduc, Flávia Paes de Lira, a salada de frutas é muito rica em vitaminas. “Dependendo das cores que foram usadas, se forem aquelas frutas de cor laranja, elas contêm betacaroteno, ou seja, vitamina C. Todas as frutas têm uma série de vitaminas, além de ácido fólico e outros nutrientes que fazem parte da alimentação escolar e que enriquecem as refeições dos alunos”.

A especialista disse, ainda, que enquanto profissional da área fica muito feliz de ver esse tipo de atividade que reúne alunos e exemplifica a importância da alimentação mais benéfica à saúde. “Às vezes a gente oferece uma salada de fruta e a maioria não come. Mas quando eles participam de todo o processo, isso muda, porque o que prevalece é o sentimento de pertencimento por terem ajudado”, ressaltou.

INFORMAÇÃO NOTICIADA EM:

Portal SEDUC (Clique Aqui)