PPP

Foto: PPP
PPP

A  Secretaria de Estado da Educação do Pará -SEDUC/PA, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (SAEN) e da Coordenação de Ensino de Médio (COEM), tendo como ponto de partida a Formação Humana Integral dos estudantes, organizou este Caderno Orientador  para subsidiar a Gestão das Unidades Escolares e contempla um conjunto de instrumentos que se destinam a organizar o trabalho pedagógico da/na escola em 2022, para a Implementação do Novo Ensino Médio, em consonância com o Documento Curricular do Estado do Pará - etapa ensino médio.

Vale ressaltar que a Secretaria vem realizando formação continuada em todas as Regiões de Integração do Estado a respeito da reforma curricular do ensino médio de 2018, com a implementação dos GTs Regionais da BNCC das USE/UREs com a Jornada Unificada 2022.

Para o ano letivo de 2022, a rede estadual de ensino médio apresenta mudanças e traz novos desafios, com a implementação da reforma do Ensino Médio. Essas mudanças ocorrem em todos os sistemas de ensino do país, e no Estado do Pará a implementação será gradativa. No entanto essas reformas exigem um compromisso maior de todos, ao delinear as ações de acompanhamento das aprendizagens dos estudantes, com vistas a assegurar sucesso escolar e, consequentemente, a permanência e conclusão desta etapa final da educação básica.

ETEPAS DE ELABORAÇÃO DO PPP

1. MARCO SITUACIONAL - Diagnóstico Escolar; Indicadores de Rendimento; Desempenho nas Avaliações Externas; Clima Organizacional Escolar; Outras Variáveis Escolar.
  2. MARCO OPERACIONAL - Desenvolvimento Teórico-Metodologico; Estabelecimento de Metas; Utilização de recursos; Avaliação das atividades.
  3. MARCO REFERENCIAL - Referencial Teórico-Metodológico; concepção Histórica, Filosofica, Social e a Visão de Mundo.
  4. VALIDAÇÃO DO PPP - Aprovação do texto final e vigência do documento.

FORMULÁRIO PARA RESPOSTA PPP (Clique Aqui)

ARQUIVOS PARA DOWNLOAD

• CADERNO ORIENTADOR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO/ENSINO MÉDIO (Clique Aqui)
  • Planilha Proposição de Ação para (Re)Elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) (Clique Aqui)