Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc promove curso de robótica educacional para professores da rede pública

15/10/2022 18h26 - Autor: Higor Okada 357 visualizações
Foto: Seduc promove curso de robótica educacional para professores da rede pública
Seduc promove curso de robótica educacional para professores da rede pública

Planejado para atender às demandas dos profissionais das diversas áreas de ensino, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação (CTAE), realiza o 1º Curso de Robótica Educacional. A iniciativa busca contribuir com a prática docente, apresentando propostas baseadas nos princípios da educação básica, prevalecendo uma aprendizagem significativa, criativa, contextualizada e interdisciplinar.

O curso, totalmente digital, é promovido pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) Belém, em parceria com o NTE Bragança, Escola Estadual Tiradentes I e alunos participantes de projetos de robótica. Toda a programação está de acordo com as perspectivas propostas para o Novo Ensino Médio, e ocorre de 03 de outubro a 12 de dezembro.

Além das competências e habilidades específicas da área, a formação pretende cumprir a competência geral 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltada para a cultura digital, que destaca a importância do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino-aprendizagem. Cem professores de 57 escolas da rede pública estadual foram selecionados para a primeira turma.

Finalidade - Um dos objetivos da capacitação é criar uma cultura digital inclusiva e sustentável, que possa inspirar outras escolas públicas na iniciação científica, na pesquisa e busca de outros saberes na Robótica Educacional. O professor do NTE Belém Rafael Herdy, um dos formadores do curso, ressaltou a importância da iniciativa. “Conectar a escola pública ao mundo digital como forma de mediar a aprendizagem é um desafio a ser enfrentado pela rede estadual de ensino. Portanto, se faz necessário que nossos professores e estudantes desenvolvam novas habilidades e competências inerentes ao mundo digital e, consequentemente, possam contribuir para a melhoria dos índices educacionais, por meio da equidade no uso das tecnologias na aprendizagem”, informou.

O curso será ministrado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AvaCefor), com carga horária de 50 h. Os interessados devem acessar e se inscrever exclusivamente nesta segunda-feira (03). Serão aceitos apenas professores já inscritos pelos diretores das suas respectivas escolas, limitado ao número de dois participantes por unidade, e que tenham perfil de pesquisador. 

Kits de Robótica - Todos os kits serão enviados aos NTEs, responsáveis pela entrega do material às escolas. Os kits pertencem às unidades de ensino e, ao final do curso, o professor deverá entregá-lo ao gestor escolar. Após a formação, as escolas contempladas podem solicitar até dez kits para implementar seu projeto. Para cada um deles haverá avaliação e acompanhamento do NTE mais próximo. A expectativa é que sejam entregues mais de 1.700 kits em todo o Pará.

Segundo o coordenador do CTAE, Jó Elder Vasconcelos, a primeira etapa forma multiplicadores do NTE, que vão disseminar a robótica pelo interior do Pará. As escolas estaduais de tempo integral da capital, além daquelas que já possuem projetos nessa área, como a “Tiradentes I”, que já foi destaque em competições nacionais, são o público-alvo desta fase.

“Os professores serão habilitados a trabalhar com o kit e, ainda em novembro, a partir dessa formação, cada um dos 50 espaços de aprendizagem receberá seus kits em uma grande cerimônia, para que possam iniciar os seus clubes de robótica. A partir desse momento, eles vão ter um trabalho de mais ou menos dois meses para apresentar a conclusão do projeto de implantação do clube de robótica. Dessa forma, as escolas já vão começar a se preparar para os campeonatos que nós teremos ano que vem”, adiantou o coordenador.

Cronograma

10 a 17/10 - Módulo I: Introdução ao Pensamento Computacional

17 a 31/10 - Módulo II: Programação com Scratch 

31/10 a 14/11 - Módulo III: Robótica Sustentável

14 a 28/11 - Módulo IV: Prototipagem com Arduino 

28/11 a 12/12 - Módulo V: Componentes e Peças


MAIS FOTOS