Seduc participa de Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, em São Paulo
Técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram da 12º Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), realizada em São Paulo, entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro. O encontro, que é realizado a cada dois anos, debateu temas centrais da agenda educacional brasileira , além das ações que vem sendo desenvolvidas nos estados para a aprendizagem.
Durante o evento, as servidoras Osvanilce almeida, coordenadora de Avaliações ,e Tricia Alves, técnica da coordenação de Avaliações, apresentaram o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE), que se caracteriza como uma avaliação de larga escala sobre o diagnóstico da educação pública do Pará, e mapeia, por meio de testes padronizados, as proficiências dos alunos das redes estadual e municipal em Língua Portuguesa e Matemática, além de disponibilizar, a partir de questionários contextuais, informações sobre as condições socioeconômicas das escolas sob a perspectiva dos diversos membros da comunidade escolar.
“Foi um momento muito importante para a nossa coordenação e para nós, enquanto profissionais da educação, que trabalhamos com a avaliação educacional. Demos visibilidade ao Estado do Pará, por meio do SisPAE. E é isso que a gente espera, que a gente volte com esse compromisso de fazer diferente para que esses resultados da avaliação que são gerados pelo SisPAE se desdobram em práticas pedagógicas que façam sentido para o professor”, avaliou Osvanilce Almeida, coordenadora de Avaliações da Seduc.
Líder do tema avaliação no Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, participou de uma das mesas do evento.
Também participaram da reunião, os servidores da Seduc Higor Kyuzo da Silva Okada, coordenador do Ensino Médio da Seduc; Adriana de Jesus Silva, coordenadora do Ensino Fundamental II da Seduc, e Evandro Paiva, coordenador do Censo Escolar da Seduc.
Sobre a reunião - Por meio de minicursos, palestras e mesas redondas, os participantes da reunião da Abave estão discutindo as transformações contínuas que se apresentam desde as primeiras avaliações em larga escala realizadas no Brasil na década de 1990, bem como as mudanças na educação e nas relações sociais, acentuadas pela pandemia de Covid-19, que impactaram significativamente a história educacional brasileira.