Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

ESTUDANTE DA REDE ESTADUAL É SELECIONADO PARA ETAPA INTERNACIONAL DO PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL

21/08/2025 14h36 - Autor: SEDUC/COEM 123 visualizações
Foto: ESTUDANTE DA REDE ESTADUAL É SELECIONADO PARA   ETAPA INTERNACIONAL DO PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL
ESTUDANTE DA REDE ESTADUAL É SELECIONADO PARA ETAPA INTERNACIONAL DO PARLAMENTO JUVENIL DO MERCOSUL

Da EEEFM Prof Manoel Saturnino de Andrade Favacho, localizada Cidade: Ananindeua Pará, o estudante Enzo Xavier Alves Martins foi eleito representante do Pará na etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025. A iniciativa, promovida pelo Setor Educacional do Mercosul (SEM), busca fortalecer a identidade dos jovens brasileiros, tornando-os cidadãos conscientes.

 Os participantes foram escolhidos após diferentes etapas em seus países. No Brasil, o processo teve início ainda em 2024, com a escolha, nos estados, de seis projetos a serem inscritos. Os candidatos responsáveis pelos projetos fizeram suas campanhas e foram escolhidos por voto popular para a participação na etapa nacional, realizada em maio, em Brasília. No encontro, com 79 estudantes, foi escolhido um entre três representantes de cada estado para participar da etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontece agora na UNILA.

 O estudante, Enzo Xavier Alves Martins foi um dos três estudantes mais votado para participar da etapa internacional e representar o estado do Pará. Para a etapa Internacional Enzo foi acompanhado pela sua mãe Camila Alves e por sua professora orientadora Glauce Santos . O PJM proporciona um ambiente para que os estudantes da rede pública dialoguem sobre questões de interesse público, vivenciem experiências novas e produzam projetos que possam trazer mudanças para sua comunidade escolar. Neste ano, os estudantes trabalharam com a temática “A integração regional e as mudanças climáticas”. 

A etapa internacional da sétima edição do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) foi realizada na UNILA, reunindo 50 estudantes do ensino médio de escolas públicas do Brasil, Paraguai e Argentina. Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do bloco, suas instâncias e os mecanismos de diálogo e construção de consensos para propor soluções a desafios comuns. Além de ampliar seus conhecimentos, vivenciaram na prática o funcionamento das instituições democráticas e participaram de debates que fortalecem a capacidade de expressão, estimulam a reflexão crítica e contribuem para a elaboração de propostas alinhadas às suas necessidades.  Nesta etpa os estudantes reforçaram o compromisso da delegação brasileira com a defesa do meio ambiente.

Os professores orientadores tievramum encontro formativo com o tema  “A Educação na integração latino-americana”. Durante a formação docente foi mostrado estatísticas sobre as juventudes nos territórios do Mercosul, participação das juventudes, juventudes e crises, e territórios. E como professores estão interagindo com esses temas.

As experiências vividas no PJM, possibilitam os estudantes a enfrentarem desafios do mundo contemporâneo e os motivam a encontrar soluções conjuntas. Além de mostrar que a juventude sul-americana está pronta para assumir o protagonismo na construção de um Mercosul mais justo, diverso e educador — um futuro em que a educação seja ponte para a integração e a transformação. Destacaram tambbém  a educação como eixo essencial para a integração regional e a superação de desafios sociais, econômicos e ambientais. O encontro ocorreu no auditório Martina Piazza, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu. O evento reuniu representantes de delegações estudantis do Brasil, Argentina e Uruguai, que destacaram o papel da educação como ferramenta para transformar realidades e integrar os países do bloco. A programação incluiu formações sobre o funcionamento dos trabalhos parlamentares e a divisão dos estudantes em comissões temáticas, em que discutiram temas como a integração regional, os parlamentos do Mercosul e o papel dos jovens na formulação de políticas públicas. Os estudantes visitaram o Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas, onde participaram de uma atividade de educação ambiental.

Os jovens parlamentares  tanto da fase nacional , como da internacional participaram de uma experiência incrível e única, onde tiveram a oportunidade de conhecer novas pessoas, outras culturas e costumes. O evento promoveu o protagonismo juvenil e debate sobre inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade, integração regional e trabalho. O PJM é mais que um evento, é um espaço de diálogo,troca de ideias e construção coletiva de soluções entre estudantes da rede pública dos países do Mercosul. É com o sentimento de saudade imensa que a etapa do Parlamento Juvenil do Mercosul foi encerrada. Foram momentos de alegria, compaixão, solidariedade e muita amizade envolvida. São jovens cheios de sonhos que construíram um legado e deixaram marcas registradas na história de Brasília e Foz de iguaçú..

  A Etapa Internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul representou uma oportunidade ímpar de diálogo intercultural, integração educacional e fortalecimento do sentimento de pertencimento latino-americano. As ações desenvolvidas contribuíram para a formação cidadã e para a ampliação da visão crítica sobre o papel da educação na integração regional.

 



MAIS FOTOS