Novo Dplay Pará vai intensificar preparação dos alunos no acesso ao ensino superior
O projeto Dplay Pará atraiu uma multidão de alunos para as aulas de preparação intensiva para o Enem e vestibulares no segundo semestre deste ano. A Seduc estima que o projeto alcançou pelo menos 7 mil alunos de Belém e do interior do estado. Agora, a secretaria está reorganizando a plataforma para tornar o projeto uma ferramenta online de preparação intensa para os alunos do ensino médio das escolas públicas durante o ano todo.
A novidade foi discutida no início da tarde desta terça-feira (26), durante uma reunião entre a secretária de estado de educação, Leila Freire, a secretária-adjunta de ensino, Ana Paula Renato, e professores do projeto. O Portal interativo será disponibilizado para professores e alunos com conteúdo amplo de todas as áreas. Terá testes onlines, aulas gratuitas, reportagens, transmissão de aulas ao vivo e muito mais.
A secretária-adjunta de ensino Ana Paula Renato explica que a proposta é tornar a plataforma interativa e atrativa para toda a comunidade escolar com recursos pedagógicos de forma didática e gratuita. “O foco é auxiliar o aluno que vai fazer vestibular a se preparar desde o início do ano com material didático de primeira linha”, explica. Ela ressalta que o uso da ferramenta está inserido no contexto do projeto “Égua do Papo Reto!”, que consiste na realização de ações pedagógicas diferenciadas para melhor preparar os alunos que estão transitando do 9º ano do ensino fundamental para a primeira série do ensino médio e os alunos do ensino médio para o ensino superior.
A ideia é usar a tecnologia para aproximar os alunos do conteúdo que vai ser trabalho nas apostilas com arquivos que poderão ser assistidos no próprio site, no celular ou baixados para manuseio manual. “Terá testes que o professor poderá avaliar in loco com os alunos em sala de aula e, assim, avaliar o nível de aprendizado”, diz o professor Diego Maia, professor-colaborador do Dplay Pará. Os exercícios poderão também ser acessados online e offline. As respostas também serão comentados pelos professores do Dplay, possibilitando ao aluno a oportunidade de saber mais sobre erros e acertos das questões.
Essas ações serão acrescentadas a alunos do 9º ano do EF e 1ª série do ensino médio. Além disso, os aulões preparatórios ao Enem e vestibulares continuarão sendo ministrados nos municípios paraenses.
A plataforma poderá ser acessada por professores e alunos por meio da matrícula a partir do início de 2020. A secretária Leila Freire destacou o novo momento do Dplay, afirmando que será um reforço na aprendizagem dos estudantes. “Essa nova formatação do Dplay vai nos permitir o monitoramento do aluno para saber em que medida está a sua aprendizagem”, comentou.