Alunos da rede estadual comemoram aprovação no IFPA
-92fbc.jpg)
Os estudantes da rede estadual de ensino estão em festa com a aprovação no Processo Seletivo Unificado Técnico (PSU) 2020 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). O resultado foi divulgado no último sábado (11) e ao todo, foram ofertadas 4.570 vagas em 17 campi do IFPA na capital e interior. O ingresso é para os cursos técnicos integrados e subsequentes da Instituição.
Eliel Pereira, de 19 anos, é um dos aprovados no Instituto. Aluno da Escola Santana Marques, no conjunto Panorama XXI, em Belém, Eliel vai cursar Design de Interiores. O estudante está feliz com a conquista da área em que ele sempre quis atuar e agradece o incentivo da escola, com os aulões ministrados aos sábados.“Os aulões que a escola oferecia foram muito importantes, tudo que eles ensinavam de matéria, caiu na prova”, comentou.
Em Ananindeua, a aluna Noemy de Freitas, de 15 anos, da Escola Isabel Amazonas (ISAM), no bairro do Distrito Industrial, foi aprovada no Curso de Eventos. “Estou feliz, esse curso vai me ajudar a entrar no mercado de trabalho e também quando eu estiver na faculdade”, afirma Noemy.
Ainda no ISAM outros alunos também conquistaram uma vaga, como é o caso da estudante Sarah Lorrany, de 14 anos. Mesmo antes de concluir o Ensino Fundamental Sarah já estava determinada a fazer a prova do IFPA. A aluna chegou a fazer um curso preparatório por alguns meses e depois passou a estudar somente em casa com a ajuda dos livros emprestados pelos colegas. Sarah vai fazer o Ensino Médio integrado com o Curso de Técnico em Meio Ambiente por 3,5 anos. “Além de já sair com uma profissão, esse curso será uma base para a universidade que quero fazer na área de Engenharia de Meio Ambiente”, garante.
Na Escola Vila Esperança funcionários e professores comemoraram a aprovação dos alunos Pedro da Silva, no Curso de Desenvolvimento de Sistemas; Murilo Conde, também no Curso de Sistemas; e Eduardo Duarte, que é especial e, apesar das dificuldades físicas, foi aprovado em Telecomunicações.
No interior do Estado diversas escolas também tiveram alunos aprovados no Instituto. Em Igarapé-Açu o aluno da Escola Estadual Cônego Calado Alex Borges entrou para o Curso de Agropecuária. Em Santarém, a Escola Nossa Senhora de Guadalupe comemorou a aprovação de alunos no IFPA.