Aluno da Escola Albanízia de Oliveira é premiado pelo hábito da leitura

Ler é mais que folhear um livro, é se deixar envolver pelas palavras e ser levado para um novo conhecimento, onde possa despertar o pensamento crítico. Em 2019, o pequeno estudante de escola pública Denilson Alves, de 13 anos, leu 149 livros, o que lhe conferiu Prêmio Armário Coruja, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8).
Criado em 2019, o Projeto Ármários Coruja objetiva estimular o hábito da leitura. O projeto foi inspirado na Coruja, símbolo do conhecimento, e no projeto "Livro-Livre", existente no âmbito interno do TRT8. “Ganhar o prêmio Coruja foi muito bom, isso mostra o quanto a leitura é importante e nos dá mérito”, afirma Denílson.
Aluno da Escola Estadual Albanízia de Oliveira, em Belém, Denílson Moura começou a ler ainda aos 4 anos sempre incentivado pela mãe, Márcia Antonia da Silva. O estudante fazia parte do projeto “Flor da Voz”, na escola municipal Florestan Fernandes, que incentivava a leitura entre os alunos, iniciando com palavras pequenas. Aos 5 anos, começou a ler a bíblia. Dentre as obras que já leu, estão as paraenses, como: Paca Tatu Cutia Não, O Devorador de Metáforas, e também clássicos, como Harry Potter e Percy Jackson.
Denílson participa de uma live, no dia 28 de abril, com o procurador é criador do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), que consiste numa estratégia de prevenção e combate ao trabalho infantil a partir do engajamento de educadores, alunos e familiares. No período de pandemia o Peteca iniciou um projeto de incentivo à leitura, por meio de lives interativas. Na primeira Live serão debatidas quatro obras literárias, dentre elas “O mistério da fábrica de livros”, de Pedro Bandeira.
A live também contará com outros alunos selecionados de outras regiões do país. Ao final, serão indicados novos livros e informada a data do segundo desafio do projeto literário. “Durante a live os adolescentes e jovens que concluírem a leitura poderão apresentar as respectivas resenhas ou comentários e dialogar ao vivo com a adolescente”, explicou Antonio de Oliveira.
O Projeto Peteca Literário consiste numa estratégia de incentivo à leitura, que tem o objetivo de motivar os adolescentes e jovens a criarem hábitos de leitura, bem como incentivar ainda mais os amantes da literatura. Adotando como metodologia o compartilhamento de experiências de adolescentes e jovens que já leram e fizeram a resenha de pelo menos um livro, o projeto estimula a multiplicação de novos leitores a partir de Lives Interativas nas quais os que leram os livros indicados compartilham suas experiências por meio de exposição de suas resenhas, resumos e comentários sobre as obras lidas.