Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc lança programa de apoio socioemocional para os profissionais da educação do Pará

30/06/2020 11h09 - Autor: Ascom/Seduc 1544 visualizações
Foto: Seduc lança programa de apoio socioemocional para os profissionais da educação do Pará
Seduc lança programa de apoio socioemocional para os profissionais da educação do Pará

A Secretaria de Estado de Educação, dando continuidade ao movimento Todos em Casa Pela Educação, irá lançar nesta quarta-feira, 01, um programa de apoio socioemocional para os educadores da rede, a Vivescer.

 

Vivescer – palavra criada pelo escritor Guimarães Rosa, que combina as palavras “viver” e “ser” – é uma plataforma 100% gratuita, desenvolvida por professores de diferentes estados do Brasil em um processo de criação colaborativa pilotado pelo Instituto Península.

 

Na plataforma estão disponíveis 4 cursos certificados, com 32 horas cada, que ajudam o professor a equilibrar mente, corpo e emoções e vincular-se ao seu propósito de vida. Além disso, há uma comunidade de suporte, na qual professores trocam experiências e materiais.

 

Os cursos são autoinstrucionais e podem ser realizados por professores de todas as etapas e modalidades de ensino no horário de sua preferência. A Seduc já realizou duas edições de cursos de formação continuada na modalidade EaD, por meio do Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), beneficiando a 2.500 profissionais, com 18 cursos em 50 turmas.

 

Nesta nova fase a ideia é promover o programa de apoio socioemocional para os profissionais da educação do ParḠconvidando-os ao autoconhecimento, autocuidado e mudança de práticas. Dessa forma, a Secretaria de Educação já dá um passo importante como fase de preparação e acolhida dos educadores no processo de retorno às atividades escolares.

 

O lançamento do Vivescer Pará ocorre às 14h durante a programação do Sem Censura Pará, na TV Cultura. 

 

Link: vivescer