Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Semana do Meio Ambiente promove plantio de árvores em escola pública

10/06/2021 12h12 - Autor: Patricia Madrini (IDEFLOR-BIO) (Colaboração de Paulo Garcia - Ascom/Seac) 438 visualizações
Foto: Semana do Meio Ambiente promove plantio de árvores em escola pública
Semana do Meio Ambiente promove plantio de árvores em escola pública

"A ação de conscientização ambiental ocorreu no bairro da Cabanagem, um dos Territórios pela Paz na capital paraense"

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), promoveram nesta quarta-feira (09), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Nagib Coelho Matni, no bairro da Cabanagem, em Belém, selecionada pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz), o plantio de 10 mudas de ipê-amarelo e pau-preto. A programação deu continuidade à Semana do Meio Ambiente, que tem como tema Caminhos para a Conservação da Biodiversidade na Amazônia, e contou com a participação da diretora e de alunos da escola, além de servidores do Ideflor-Bio e da Semas. Houve ainda a entrega do "Cantinho Verde", um projeto criado pela Sedap.

"Esta ação de plantio foi feita com o objetivo de despertar a importância da árvore em pé e sensibilizar toda a comunidade escolar para a questão da arborização. Esta escola foi escolhida de forma estratégica porque o bairro da Cabanagem compõe o Programa TerPaz, e aqui já tem um paisagismo muito bonito. Hoje, a gente vai fez a mobilização com as crianças e a comunidade para continuar com este diálogo", esclareceu Deiliany Oliveira, técnica em Gestão de Ambiente do Ideflor-Bio.

Contato com a natureza - O "Cantinho Verde" é um espaço socioambiental para realização de ações de fomento e capacitação às crianças e aos agricultores da área urbana e periurbana da Região Metropolitana de Belém (RMB), e acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente crianças, adolescentes, jovens e mulheres.

O projeto foi organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Pará (Emater), e integra o "Asas Verdes", iniciativa que reúne várias ações do eixo Meio Ambiente e Sustentabilidade do TerPaz, executado pelo Governo do Pará. A parceria inclui ainda a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

“Os Cantinhos são espaços aconchegantes dentro das escolas, onde os alunos podem ter seu momento de lazer em contato com a natureza, e aproveitamos essa semana alusiva ao meio ambiente para fazer uma força-tarefa entre Semas, Emater, Seap e Sedap e entregarmos o Cantinho Verde, além do plantio. É uma comunidade escolar considerável. Hoje os alunos estão aqui para fazer parte deste plantio porque consideramos que é fundamental este pertencimento, para que eles preservem e olhem melhor para este espaço, porque é deles”, ressaltou Andréia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas.

Segundo Ivanilda Vieira, gestora do TerPaz na Cabanagem, “hoje é um dia muito importante para nós, para o Programa Territórios pela Paz, porque nós estamos em sete territórios, e são justamente os que apresentam maior vulnerabilidade social. A educação está dentro de uma das prioridades do Programa. E a educação básica representa esta escola. Este Cantinho Verde é muito importante para os alunos, para que eles possam ter consciência a respeito do meio ambiente e da importância para a vida de cada um de nós, e assim possam começar a valorizar o meio ambiente”.

O objetivo é a valorização e o pertencimento do aluno e da comunidade para as atividades do Território. Como o TerPaz é uma política pública do Estado, as secretarias são parceiras do Programa. Cada secretaria tem sua atividade. Semas e Ideflor-Bio se responsabilizaram pelo plantio na escola.

Contribuição - "A nossa escola já era arborizada, mas não tinha o paisagismo que está sendo feito hoje. Esta ação traz uma contribuição muito grande para a escola, professores e alunos. Nós já estávamos trabalhando há tempos com ações que envolvem educação ambiental em nossa escola. Isto traz uma energia muito grande, e é muito importante para a escola e para os nossos alunos", disse a coordenadora escolar Sônia Batista.

A estudante Evelyn Karina também destacou a importância da educação ambiental para as escolas. “Eu acho que todas deveriam aderir a este tipo de atividade, pois é excelente para a gente se comunicar com o meio ambiente. Plantar uma muda é maravilhoso. Sentimos muita falta das árvores, das plantas, por conta do calor também”, acrescentou.

“Eu achei muito importante participar deste plantio de mudas porque a gente mora numa área muito urbanizada e precisa muito deste plantio. Incentivar os alunos e as crianças a plantar cada vez mais árvores é necessário, pois precisamos delas para sobreviver”, disse Gabriel de Sá da Silva, aluno da Escola Professor Nagib Coelho Matni.