Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

IEEP recebe últimos ajustes antes de ser inaugurado pelo Governo do Pará

15/10/2021 09h25 - Autor: Evaldo Júnior - Ascom/Seduc 831 visualizações
Foto: IEEP recebe últimos ajustes antes de ser inaugurado pelo Governo do Pará
Foto: Rai Pontes

Em 150 anos, é a primeira vez que a instituição passa por uma revitalização completa

Quem passa pela Rua Gama Abreu , na esquina das Avenidas Presidente Vargas e Serzedelo Corrêa, no bairro da Campina, em Belém, já percebe a mudança na paisagem da região. O prédio histórico do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), uma das mais tradicionais instituições de ensino do Pará, recebe os últimos ajustes para sua inauguração, na tarde desta sexta-feira (15), data que se comemora  o dia dos professores.

A fachada imponente do prédio histórico foi totalmente revitalizada. Um cenário bem diferente de quando a obra começou,  em fevereiro deste ano, como conta o técnico em informática, Gabriel Leal.

Foto: Rai Pontes"Quando eu passava aqui para ir ao trabalho, via que as janelas estavam quebradas e portas também, quem passava aqui pela frente via o estado, a decadência que estava o prédio. Era triste ver a situação, porque é um prédio que tem história e é um local de ensino para muitas pessoas. A fachada está linda. Tem um pessoal que trabalha aqui perto e eu estava conversando com eles e falaram que estava precisando dessa reforma, pois é uma inspiração a mais para os  alunos e para quem trabalha, isso renova a vontade realmente de vir estudar e trabalhar", ressaltou Gabriel. 

Do lado de dentro, as duas bibliotecas recebem os últimos ajustes: uma será utilizada como núcleo de memória e outra será utilizada como biblioteca escolar que vai ser aberta para os estudantes. No núcleo de memória ficará o acervo digitalizado da escola, livros históricos que são centenários e documentos históricos. Para isso, foi feita a higienização dos livros e documentos que se encontravam em condições precárias e havia necessidade da higienização para preservar. Com isso, pesquisadores poderão ter acesso ao núcleo de memória e serão acompanhados por um funcionário. Os livros foram catalogados e divididos por ano e o manuseio será feito com luvas e máscaras. A biblioteca escolar e o núcleo de memória ficarão no prédio histórico, e a ideia principal foi poder colocar a biblioteca escolar ao lado do Núcleo de Memória para que os alunos pudessem frequentar e entender o espaço em que estão convivendo.  

A entrega do novo local à população é um marco para educação paraense, como ressaltou a secretária de educação do Pará, Elieth de Fátima Braga.

"O IEEP é o resgate de um patrimônio histórico. Ele também é a materialização da importância que este Governo dá para a educação. A unidade abriga duas estruturas: uma é a parte nova, com capacidade para 930 alunos, e a parte histórica que foi totalmente estruturada e que vai abrigar o centro de formação de professores, assim como também o memorial da educação do Estado do Pará. Lá vamos ter o registro da educação em nosso Estado, a onde temos o núcleo de documentação histórica. E hoje à noite nós vamos apresentar tudo isso à população paraense”, enfatizou a secretária.

Regina Pantoja, secretária-Adjunta de Estado de Educação, enfatiza que a obra é de grande relevância para a comunidade escolar e, também, é um reflexo do quanto o Governo do Pará está empenhado para fornecer educação de qualidade em todo o estado.

"A obra do Instituto de Educação do Pará é de extrema relevância para esse momento que estamos vivendo. É uma entrega de um prédio totalmente reconstruído, é um espaço aberto para a aprendizagem e eu acredito que a comunidade estudantil ficará muito feliz em receber tudo isto”, disse. 

Expectativa

A reforma do IEEP está sendo finalizada e a entrega será realizada nesta sexta (15). No momento, está sendo finalizada a limpeza do local e estão sendo colocados os móveis nas salas de aulas. Na próxima segunda-feira (18) ocorrerá o retorno das aulas presenciais no IEEP e a previsão é que os alunos se sintam mais confortáveis com o novo ambiente que irão encontrar.

Cerca de 110 profissionais trabalharam na troca do piso, manutenção e revisão de toda a cobertura, quadra poliesportiva, instalação de equipamentos para combate a incêndio, substituição dos aparelhos de ar-condicionado, paisagismo e revitalização da pintura externa e interna dos blocos. O Instituto recebeu melhorias em toda a rede elétrica, pisos de ladrilho e madeira, revisão geral do forro, nova pintura da fachada e áreas interiores, restauração de pinturas artísticas nas entradas de circulação, além de outras intervenções. O espaço também foi contemplado com um moderno projeto de iluminação artística na fachada.

Nesta sexta-feira (15), às 18 horas, o governador do Estado, Helder Barbalho, e a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, entregam a obra de restauração do prédio . Essa é a 78° unidade de educação entregue nova ou reconstruída pelo Governo Estadual desde o início da atual gestão, em 2019. Os trabalhos foram executados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


MAIS FOTOS