20/07/2023 13h44 - Autor: Bruno Magno (Ascom Seduc) 632 visualizações
Foto: Em Tracuateua, Estado garante construção da nova Escola Estadual Coronel Pinheiro Júnior

Ao todo, o governo atual já entregou 123 escolas à população de todo o Estado

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), assinou nesta quinta-feira (20), no município de Tracuateua, a ordem de serviço para construção da nova Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pinheiro Júnior. A obra será realizada por meio de convênio do Estado com a prefeitura do município.

“O Governador Helder Barbalho é um governador que faz entregas para a população e a educação é a prioridade. Por isso ele trouxe o secretário Rossieli, com sua grande experiência para podermos melhorar a educação do nosso Estado e elevá-la para o patamar que a nossa população merece.  Então, eu conto com vocês, professore,s para nos ajudar nessa grande missão. Estamos fazendo muito esforço para poder ter recursos para educação permanentemente, quer seja para manter o salário do professor, do auxiliar administrativo e de todo mundo que faz educação", disse a governadora em exercício, Hana Ghassan.

Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc

Ainda de acordo com Hana, o programa Direto na Escola, onde agora cada diretor poderá administrar e nos ajudar a manter a escola em bom estado, é resultado desse trabalho que vem sendo feito. "Fico feliz de estarmos aqui hoje, fazendo o início dessa obra na escola'', finalizou a governadora em exercício.

No total, o investimento será mais de R$ 10 milhões na nova unidade educacional. Com mais de três mil metros quadrados de área, que serão construídos em um terreno próximo ao da atual unidade, o novo espaço vai atender 952 estudantes do Ensino Médio, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc

O projeto contempla ainda a construção de 12 salas de aulas, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, sala de direção, sala de apoio, cozinha, sala de professores, banheiros masculino, feminino e para pessoas com necessidades especiais, refeitório, entre outros espaços que serão climatizados para assegurar mais conforto à comunidade escolar. O projeto também prevê a construção de uma quadra poliesportiva para práticas esportivas.

"Fizemos muita coisa na educação, o governador Helder já entregou 123 escolas, mas no ano que vem, nós vamos voltar aqui para entregar essa escola e a creche. Hoje, a gente está assinando aqui com a nossa Governadora Hana, liberando esse recurso para dar conforto aos nossos estudantes. Nós estamos falando de um investimento de mais de R$ 10 milhões na educação na cidade, em parceria com a Prefeitura. Quero aproveitar o momento para ressaltar aqui que o Pará terá o maior crescimento da educação no Brasil, no próximo IDEB, porque eu acredito no trabalho dos professores, no trabalho da rede. Sei que temos muitas coisas para melhorar e vamos fazer muito mais'', destacou o secretário de Educação, Rossieli Soares, que participou da cerimônia de assinatura.

Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc

A construção do novo espaço será possível por meio de um convênio entre governo do Estado e prefeitura de Tracuateua. "Essa parceria está trazendo benefícios e serviços para o nosso município. A escola Pinheiro Júnior é um colégio de Ensino Médio que nós estamos batalhando há muitos anos. Era um sonho da população, porque onde se situa o atual, já não comporta mais ninguém. Então, são as necessidades do nosso município e povo de Tracuateua só agradece", disse o prefeito José Braulio da Costa.

"Esse convênio prevê uma estrutura belíssima, com um terreno grande que vai receber a nova escola. Mas enquanto isso, os estudantes continuam na antiga escola e, após a conclusão, esse espaço será cedido pelo Estado para a prefeitura de Tracuateua. A nossa escola é a única que fica na sede do município, portanto, ela é muito importante para essa comunidade, pois oferece o EJA também. Temos 25 turmas e 952 alunos atendidos atualmente na nossa escola", completou Denilza Oliveira, diretora da unidade escolar.