Programa Parlamentar Jovem Brasileiro encerra inscrições hoje (30)

30/06/2020 13h01 - Autor: Colaboração: Larissa Silva (Ascom/Seduc) 188 visualizações
Foto: Programa Parlamentar Jovem Brasileiro encerra inscrições hoje (30)
Programa Parlamentar Jovem Brasileiro encerra inscrições hoje (30)

As inscrições para o Programa Parlamentar Jovem Brasileiro (PJB) se encerram hoje, terça-feira (30). Voltado para alunos do Ensino Médio de todo o Brasil, entre 16 e 22 anos, de escolas públicas e particulares, o programa da Câmara dos Deputados oferece aos estudantes uma experiência de simulação parlamentar na Câmara Federal, em Brasília. Os selecionados irão participar da elaboração e discussão de Projetos de Lei, simulando uma jornada parlamentar real.

Apesar do tempo de isolamento social em decorrência da Covid-19, técnicos e professores desenvolveram práticas adaptadas para estimular o aluno a participar do PJB  e mostrar a importância na vida acadêmica do mesmo.

Segundo a técnica da Coordenação do Ensino Médio (Coem), Márcia Alves, produzir e enviar vídeos motivacionais de alunos e professores convidando a participar, mostrar o passo a passo de como criar projetos de leis e pacotes de materiais por concurso com regulamentos foram algumas iniciativas pensadas pelos organizadores para mobilizar os alunos.

Diana Braga,  técnica da Coem,  diz que a participação dos estudantes no PJB é de suma importância, já que o programa visa o protagonismo juvenil e o despertar o interesse dos estudantes sobre as questões que afetam a sociedade. “Ano passado tivemos três alunos da rede estadual que foram finalistas do programa, bem engajados, eles trabalharam questões de saúde, direitos humanos e educação, sempre atentos às questões sociais”, relata.

Um deles é o Iranilson Miranda. Atuante na Escola Estadual Cônego Calado, em Igarapé-Açu, ele participou da última live do PJB e representa o Pará com o perfil de liderança, engajamento social e política.

O jovem apresentou o projeto sobre a reserva de vagas ao público jovem para concorrer às eleições legislativas municipais, atento ao temas de política e administração pública.

Foram 78 jovens de todos os cantos do Brasil, jovens esses que deram o seu máximo para defender os seus Projetos e representar seus estados. Em Brasília, pude aprender com todos o verdadeiro significado de Democracia e respeito! Fico muito feliz de ter vivido com intensidade a cada momento”, relatou o deputado jovem.

Atualmente, Iranilson foi selecionado para participar do bootcamp da Academia de Liderança da América Latina  (Lala). A trajetóriareafirma a importância do estudante participar do PJB e de outros que visam a dar voz ao jovem.

Entre no site do Programa (https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem/o-que-e-o-parlamento-jovem-brasileiro/inscricoes-1) e se inscreva.