Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc destaca a importância da coleta de dados para a educação básica

26/05/2021 19h18 - Autor: Lilian Guedes (Ascom/Seduc) 155 visualizações
Foto: Seduc destaca a importância da coleta de dados para a educação básica
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Na última quarta-feira do mês de maio é celebrado o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. Objetivo é sensibilizar e mobilizar gestores, diretores e técnicos das escolas de todas as redes de ensino quanto a declarar informações que subsidiem o cenário educacional do país. 

O coordenador estadual do Censo, Evandro Paiva, reforça a importância  do preenchimento de dados. “Essa é uma data muito importante porque estabelece a referência para as escolas declararem ao Censo Escolar as informações relacionadas às matrículas, estrutura física e dos profissionais que nelas atuam”, frisou o coordenador estadual. 

Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Censo Escolar é o principal mecanismo de coleta de informações, além de ser a pesquisa estatística de maior relevância para a área da educacional, traçando o panorama da educação básica no país. A coleta de dados é realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. 

No Pará, o processo é coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que é responsável por reunir as informações que servirão de base para que o Ministério da Educação (MEC) repasse às unidades federativas os recursos financeiros que subsidiam ações e políticas (desde o pagamento de professores, merenda e transporte escolar para os alunos que necessitam utilizá-lo), além de produzir os indicadores da qualidade educacional dos sistemas de ensino. 

A coleta abrange as diferentes modalidades da ensino da educação básica e profissional, como o Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional. Dividido em duas etapas, o primeiro momento voltado para o preenchimento de dados referente à matrícula inicial, enquanto a etapa final é voltada para informações sobre a situação do aluno, considerando os dados de movimento e rendimento escolar. 

Em 2021, o cronograma inicia no dia 18 de junho, com o preenchimento de dados referentes às matrículas, e segue até o dia 23 de agosto.