Seduc realiza atividades sustentáveis alusivas à Semana do Meio Ambiente

"Projetos que estimulam a conscientização e preservação do meio Ambiente foram desenvolvidas nas escolas estaduais"
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com o intuito de promover e estimular práticas ambientais dentro do âmbito escolar, realizou uma semana de atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.
As unidades escolares desenvolveram atividades desde a conscientização pela preservação do meio ambiente à realização de projetos que fomentam a sustentabilidade e reciclagem de resíduos sólidos.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Clube das Mães Santa Rita de Cássia, localizada no Distrito de Icoaraci, realizou o projeto “Do Lixo ao Luxo”, com ações e projetos de reciclagem com o objetivo de mostrar a reutilização de produtos que poderiam ir para os córregos, lagos, lixão a céu aberto mas que podem ser reaproveitados de várias maneiras, como a prática da compostagem, reciclagem e reutilização. Os alunos do 1º ao 5º ano elaboraram iniciativas, reutilizando materiais descartáveis.
Também, entre as atividades interdisciplinare, os professores ensinaram a reutilização de sucatas para confeccionar brinquedos, roupas e, também, coletas seletivas. Com as aulas remotas, a equipe pedagógica contou com o auxílio dos familiares que, junto com as crianças, desenvolveram as atividades pedagógicas.
Enzo Ruan, de 8 anos, é estudante do 3º ano da escola Santa Rita e conta que adorou realizar as atividades, porque é uma forma de conscientizar as pessoas sobre o lixo que é produzido diariamente.
“Acho muito legal as aulas sobre meio ambiente. Estou aprendendo que podemos preservar através da coleta seletiva, ajudando o nosso planeta. Aprendi também que cada cor nas lixeiras significa um tipo de reciclagem”, explicou o Ruan.
Ele ainda finalizou dando dicas de como podemos separar o lixo em casa, antes do descarte final.
"O vermelho a gente vai botar plástico; o verde é vidro; azul vamos colocar papel; o amarelo é metal e o marrom colocamos as sobras de comidas. Assim, podemos fazer a coleta seletiva e reciclar o lixo que fazemos em casa", explica.
A professora Severa Paes Teixeira, conta que o projeto surgiu da necessidade de conscientizar alunos sobre a importância de preservar e cuidar do meio ambiente, principalmente nesse contexto de pandemia, atentando para a produção e descarte do lixo de forma correta.
“Para envolver as crianças no projeto, os professores das séries trabalharam primeiramente com a temática do meio ambiente, para apresentar aos alunos e familiares, os problemas referentes à produção e destino irregular do lixo. Foi um trabalho lindo e realizado por meio de textos, vídeos explicativos até a confecção de objetos e materiais produzidos pelos próprios alunos”, disse a professora.
No interior do estado, no município de Monte Alegre, na região do Baixo Amazonas, a Escola Estadual Presidente Fernando Henrique desempenhou o projeto interdisciplinar “Meio Ambiente, Cultura e Empreendedorismo com Urucum”, voltado aos cuidados com a natureza e fomento de atividades empreendedoras e sustentáveis como forma de desenvolvimento socioeconômico. Os alunos da 1ª e 3ª série do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram das ações.
Do mesmo modo, na região do Caetés, em Bragança, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rio Caeté executou o projeto “Juventude Conectada", que consiste em aulas de três a quatro minutos através de um podcast feito pelos professores de Biologia sobre as práticas ambientais. Ainda em Bragança, os alunos da Escola Estadual Aluízio Ferreira fizeram a reutilização de produtos que podem ser inseridos no ciclo produtivo, como por exemplo, transformar potes e garrafas de plásticos em vasos para plantas ou em peças decorativas.
MAIS FOTOS

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)