Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estudantes têm formatura de projeto de humanização na Fundação Santa Casa

13/04/2022 16h29 - Autor: Samuel Mota (SANTA CASA) 349 visualizações
Foto: Estudantes têm formatura de projeto de humanização na Fundação Santa Casa
Estudantes têm formatura de projeto de humanização na Fundação Santa Casa

A iniciativa objetiva desenvolver a autonomia dos jovens, promovendo qualificação e capacitação, a fim de instrumentalizá-los para o mercado

Estudantes de escolas de ensino médio da Região Metropolitana de Belém participaram, nesta quarta-feira (13), no auditório da Fundação Santa Casa, da cerimônia de entrega de certificados do ‘Projeto Empregabilidade Crescer’. A iniciativa objetiva desenvolver a autonomia, promovendo qualificação e capacitação para os jovens, a fim de instrumentalizá-los  para que possam superar a condição de vulnerabilidade social e se preparar para o mercado. 

Andresa Ferraz, está à frente do Comitê de Humanização, e diz que o grupo recebeu a proposta desse projeto, no ano de 2021, e desde então foi adequando o que era necessário até conseguir colocar 20 jovens da escola pública, dentro da Santa Casa. Os estudantes passam por diversos setores da instituição e têm aulas e contribuem socialmente também, buscando estar mais preparados para o mercado de trabalho.

“Temos certeza que esses certificados que eles estão ganhando aqui vai enriquecer o currículo deles para qualquer outro projeto e emprego que eles busquem. Vão ter esse referencial de seis meses de experiência em um hospital que é referência no estado e Norte do País, como é a Santa Casa do Pará. Foi uma experiência muito boa, uma troca de conhecimentos, tanto para a equipe do Comitê de Humanização como para os alunos”, destaca Andresa.

Yasmin da Silva, estudante do ensino médio da escola Bom Pastor, no município de Ananindeua, recebeu seu certificado, após seis meses de participação do projeto. “Essa interação foi muito importante, porque até então não tinha muito contato com outras pessoas de outros lugares e aprender é crescer na vida estudantil e profissional, principalmente porque estou concluindo meu ensino médio”.   

Walda Valente dos Santos, diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão, que participou da cerimônia, falou que o dia era de agradecimento. “Espero que levem daqui o melhor das experiências que é o aprendizado. A Santa Casa tem em seu processo finalístico a Saúde e a Educação, que é a formação. Por isso vocês fazem parte desse time. Que vocês saiam daqui com o que aprenderam aqui na Santa Casa. Esse foi o início do processo de formação de vocês, que vocês peguem esse início de aprendizado e levem para a vida de vocês e corram atrás e não parem mais”.

“A gente vem trabalhando para que esse projeto deixe de ser voluntário e já estamos em busca de conseguir bolsa para que a gente possa ampliar esse time de jovens aprendizes, porque o pacto é importante tanto para os estudantes quanto para a Santa Casa. Esse é o propósito e a Sespa vai ser a nossa parceira fundamental para implementar esse projeto”, destaca a diretora.

Luis Guilherme Martins, coordenador estadual da Política de Humanização (Sespa), diz que a iniciativa da Santa Casa quer contribuir com a formação profissional dos jovens. “A partir dessa experimentação aqui, tem a ideia da gente chamar o Sebrae, o Tribunal de Contas do Estado, no sentido de fortalecer esse projeto para que ele tenha um desdobramento no mercado, para que o estudante possa sair daqui no futuro com a sinalização de emprego nas empresas, tanto na rede pública como privada”.

“É um resgate e um fortalecimento do papel social que vai além da área da saúde. Nós temos a Coordenação estadual de Humanização apoiando e a Coordenação de Educação à Saúde do Estado também, no sentido de sentar e ver de que maneira apoiar a implementação desse processo junto com a Santa Casa”, diz Luis Martins.    

Público Alvo - Jovens, entre 16 e 17 anos e seis meses, autorizados pelos pais, cursando o ensino médio, em escolas públicas, que tenham notas avaliativas acima de 7 (sete) e indicação positiva do professor com carta de indicação. A carta deve ter a motivação que leva a pessoa a participar, também é preciso ter o CadÚnico. A periodicidade é de 6 meses, com carga horária de 4 horas diárias, de segunda a quinta-feira. As atividades são supervisionadas, às sextas-feiras, haverá encontros de compartilhamento de experiências e treinamentos.