Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escolas da rede pública estadual ganham obras literárias em competição do ‘Programa Jovem Senador’

26/04/2022 10h04 - Autor: Vinícius Leal (com colaboração com Yasmin Seraphico - Ascom/Seduc) 140 visualizações
Foto: Escolas da rede pública estadual ganham obras literárias em competição do ‘Programa Jovem Senador’
Escolas da rede pública estadual ganham obras literárias em competição do ‘Programa Jovem Senador’

Os exemplares foram conquistados por alunos durante um game virtual

Com o intuito de propagar a importância da Constituição Federal e como se dá o funcionamento das instituições legislativas brasileiras, alunos da rede pública de ensino paraense participaram de uma competição virtual sobre o Programa Jovem Senador. O torneio foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o envolvimento de estudantes de vários estados brasileiros. 

No Pará, houve a participação de três unidades da Seduc, sendo duas em Belém, as escolas estaduais Albanízia de Oliveira Lima, no bairro do Souza, e Dr. Ulysses Guimarães, no bairro de Nazaré. Já a instituição de ensino representando o município de Marabá foi a Escola Estadual Anísio Teixeira.

Vale ressaltar que toda a competição foi realizada em março deste ano, e todos os espaços de aprendizagem participantes receberam como premiação a “Biblioteca da Cidadania - Jovem Senador” e os alunos que integraram o torneio foram condecorados com certificados do Senado Federal.

APRENDIZADO

A diretora da Escola Estadual Ulysses Guimarães, Ângela Silva, afirma que o projeto, aliado ao legado do espaço de aprendizagem, inspira a vivência em cidadania e estimula a participação dos alunos na formação do grêmio estudantil. “Nossa escola busca respeitar a pluralidade de opiniões e crenças que nossa Constituição Federal nos dá, como caminhos para termos justiça social e bem-estar em nosso país. É com esse sentimento que buscamos construir no dia a dia de nossa ação pedagógica, uma escola viva, participativa e solidária, em que o protagonismo dos alunos seja primordial para atingirmos essa construção coletiva, que seja para além do conhecimento científico e fortaleça a cidadania”, destacou.

Ângela compartilhou, ainda, sua alegria com o recebimento dos livros enviados pelo Senado Federal e disse como eles podem acrescentar no aprendizado dos alunos. “A Biblioteca da Cidadania - Jovem Senador chegou trazendo uma riqueza de material que será abordado de maneira interdisciplinar, com temáticas envolvendo o Estatuto da Pessoa com Deficiência, a Lei Maria da Penha, o Estatuto da Criança e Adolescente, a Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros assuntos. Tudo isso dará grande suporte aos projetos  presentes no Plano de Trabalho Anual que a escola pretende desenvolver, a partir da implantação do Novo Ensino Médio”, acrescentou.

DESTAQUE

Um dos ganhadores da competição virtual, no Pará, foi o estudante Kauyn Silva, que frequenta a Escola Estadual Ulysses Guimarães. Ele disse que foi bastante incentivado por sua mãe a participar do “Game Jovem Senador'', pois seria mais uma oportunidade de aprendizado. “Durante as partidas, tive conhecimento de como são estruturados os poderes e suas funções em nosso país e, ainda, como nossa Constituição Federal é bem estruturada”, frisou.

O estudante também comentou sobre o sentimento de ter representado sua escola em âmbito nacional. “Espero que essa oportunidade me acrescente novos conhecimentos e uma nova perspectiva de vida, não só para mim, mas para todos em minha instituição de ensino. O sentimento de estar no jogo foi de nervosismo e felicidade; nervosismo por ter uma grande responsabilidade em minhas mãos e de felicidade por representar não só minha unidade de ensino, como o meu estado para todo o Brasil”, concluiu.

PROGRAMAÇÃO

O evento faz parte das ações que visam divulgar o Programa Jovem Senador que, atualmente, está em fase de seleção dos candidatos regionais. A Seduc já enviou às redações selecionadas ao Senado Federal e aguarda a classificação dos três alunos paraenses que serão selecionados para ter uma experiência presencialmente no Congresso Nacional, em Brasília (DF). A previsão é que os resultados sejam divulgados a partir do próximo dia 02 de maio.