Seduc discute com gestores resultados das provas do Saeb e Ideb 2021

14/10/2022 14h53 - Autor: Vinícius Leal (SEDUC) 1181 visualizações
Foto: Seduc discute com gestores resultados das provas do Saeb e Ideb 2021
Seduc discute com gestores resultados das provas do Saeb e Ideb 2021

O encontro reuniu gestores das 18 Unidades Seduc na Escola da Região Metropolitana de Belém

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nesta quinta-feira (13), reunião estratégica com gestores das 18 Unidades Seduc na Escola (USEs) da Região Metropolitana de Belém, para avaliar o desempenho da rede pública estadual em relação aos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021.

A programação prossegue nesta sexta-feira (14), desta vez com gestores das 21 Unidades Regionais de Educação (UREs), responsáveis pelo gerenciamento dos espaços de aprendizagem da Seduc nos municípios do interior. Devido às dificuldades de logística, e para que todos possam participar, o encontro ocorrerá de maneira virtual.

“Estamos monitorando os resultados destas importantes avaliações com muito diálogo, e fazendo realmente um planejamento estratégico para o enfrentamento das disparidades. Nossa preocupação é garantir a qualidade do ensino aos nossos alunos, e isso só é possível com a participação ativa dos gestores, diretores, professores e todo o corpo técnico das nossas escolas”, destacou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

Análise - A Coordenação do Censo Escolar da Seduc fez um desdobramento dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Esse indicador não é calculado pelo órgão e, a partir dos microdados, foi realizado o desmembramento e reorganizado por cada localidade, para que os gestores possam ter visibilidade do desempenho das escolas jurisdicionadas as suas USEs e UREs.

Segundo o coordenador do Censo Escolar Seduc, Evandro Paiva, é preciso olhar com atenção os números apresentados na pesquisa. “Eles refletem o resultado do trabalho dos últimos dois anos. Contudo, esses dados servem para que possamos corrigir rotas, verificar o que vem dando certo e o que precisa empreender esforços para projetar o futuro”, ressaltou.

Evandro Paiva disse, ainda, que “os dados trazem elementos e evidências necessárias para que seja possível ter números melhores futuramente ou para manter o que está indo bem. Portanto, essa é a importância desse alinhamento estratégico com a Saen, para que daqui pra frente possamos avançar nesse processo educacional de toda a rede de ensino”.

Momento oportuno - Os dirigentes avaliaram positivamente a iniciativa diante de todo o processo realizado. A reunião também foi uma oportunidade para alinhar ações, estabelecer estratégias e propor soluções que vão ao encontro do que a Seduc planeja.

De acordo com o gestor da 17ª USE, André Malato, “um momento como esse é oportuno não só pela possibilidade de a gente ter uma diagnose de como está a situação da nossa educação básica, mas principalmente para nos chamar à responsabilidade desse processo. Eu percebo que nós, enquanto gestores, somos neste exato momento articuladores. Precisamos, a partir do empoderamento desses resultados, conversas e discussões, ter maior condição de junto as nossas unidades jurisdicionadas realmente desencadear uma ação para, de fato, resgatar tudo que for necessário”.

Apresentar os indicadores alcançados por cada USE e suas respectivas escolas foi relevante, avaliou o gestor da 5ª USE, Jones Barros. “Tudo isso é muito importante para que, a partir daqui, seja possível traçar ações e estratégias, para que nós possamos melhorar esses indicadores para o Ideb 2023. O desafio, portanto, está lançado”, afirmou.

Fotos: Eliseu Dias