Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Seduc abre 200 vagas para cursos e oficinas na Usina da Paz Jurunas/Condor

26/10/2022 13h20 - Autor: Vinícius Leal (SEDUC) 1555 visualizações
Foto: Seduc abre 200 vagas para cursos e oficinas na Usina da Paz Jurunas/Condor
Foto: Alex Ribeiro / Agência Pará

As atividades são direcionadas às crianças, jovens e adultos que residem nas imediações deste novo complexo de serviços do Governo do Estado

Com a entrega da 7ª Usina da Paz (UsiPaz), desta vez na confluência dos bairros Jurunas e Condor, em Belém, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai ampliar a oferta dos atendimentos educacionais prestados à população. Apenas neste novo complexo de serviços gratuitos do Governo do Pará, são mais de 200 vagas ofertadas, distribuídas em cinco cursos e oficinas. 

Entregue pelo governador Helder Barbalho na última sexta-feira (22), o espaço resgata a cidadania e auxilia na redução da violência por meio da transformação social. A iniciativa também se destaca por ser um modelo de política pública articulada e inovadora em todo o Brasil, que busca o fortalecimento comunitário de maneira integrada ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz).

Foto: Alex Ribeiro / Agência Pará

No local, a Seduc vai disponibilizar alfabetização para jovens e adultos, reforço escolar, oficinas de poesia e contação de histórias, canto coral, curso livre de línguas estrangeiras (inglês), aulões preparatórios ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além de atividades paradesportivas (beach tênis, natação e vôlei de areia) destinadas às Pessoas com Deficiência (PcDs).

“Este é um lindo projeto que tem como um dos pilares a educação. Neste aspecto, a Seduc é a grande referência e, da mesma forma que nas outras seis UsiPaz em Ananindeua, Belém, Canaã dos Carajás, Marituba e Parauapebas, vamos disponibilizar diversos serviços, cursos e oficinas aos moradores dos bairros do Jurunas e da Condor, que fazem parte de uma das regiões mais populosas da capital paraense. Portanto, é o poder transformador da educação mudando a vida das pessoas que moram nessa localidade”, destacou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

MATRÍCULAS

As inscrições serão abertas nesta quarta-feira (26), de maneira presencial, diretamente na recepção da UsiPaz Jurunas/Condor. A disponibilidade das vagas dependerá do fluxo das demandas para cada curso e oficina. É importante ressaltar que será necessário levar originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência para que as matrículas possam ser efetivas no complexo de serviços.

Foto: Paulo Cézar / Agência Pará

Segundo a coordenadora do Seduc - TerPaz, Ivete Brabo, “além das ações voltadas para a educação, também vamos ter atividades esportivas e de lazer. Sendo assim, este equipamento de inclusão social é extremamente importante para que nossas crianças, jovens e adultos possam ter educação de qualidade, perspectiva de futuro e que possibilite à elas a real transformação de suas vidas”, frisou.

Além da Seduc, mais de 20 instituições do Governo do Estado vão oferecer atendimentos, capacitações e serviços aos moradores dos bairros Jurunas e Condor, são elas: Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Fundação Carlos Gomes (FCG), entre outras.

SERVIÇOA UsiPaz Jurunas/Condor está localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, S/N, entre a Avenida Bernardo Sayão e a Travessa Honório José dos Santos. O complexo de serviços funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, das 8h às 18h.


MAIS FOTOS