31/10/2022 13h04 - Autor: Vinícius Leal (SEDUC) 1075 visualizações
Foto: Escola Estadual Maguari, em Ananindeua, é entregue reconstruída pelo Governo do Pará
Ao lado de alunos, o governador Helder Barbalho entregou mais uma escola reconstruída nos últimos quatro anos

A unidade, que já foi sinônimo de abandono, agora tem toda a estrutura necessária para oferecer um ensino de qualidade

Mais de 200 crianças já podem contar com ambientes com toda a infraestrutura necessária para um aprendizado de qualidade. Nesta sexta-feira (28), o governador Helder Barbalho entregou a Escola Estadual de Ensino Fundamental Maguari, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, totalmente reconstruída.

“É uma alegria muito grande poder voltar aqui com vocês para devolver essa unidade. A sua última grande melhoria foi há 32 anos, e passado todo esse tempo, hoje nós estamos aqui para recuperar a história e, acima de tudo, garantir que esse ambiente seja digno, que possa fidelizar o aluno, reduzir a evasão escolar e dar prazer aos professores para lecionar”, destacou Helder Barbalho.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Em seus 43 anos de existência, há pelo menos 32 a unidade escolar não recebia qualquer tipo de reparo em sua estrutura física. O estudante do 3º ano Izaque David contou que a sala onde estuda era cheia de buracos, e o forte calor atrapalha a aprendizagem. “Antes, para ser sincero, não tinha nem vontade de vir para a escola. Era um ventilador pequeno, e a gente tinha que disputar quem ficava na frente dele para poder se refrescar. Agora, não. Dá gosto de ver como a nossa escola ficou, com quadro de vidro, ar condicionado, biblioteca, um pátio enorme e com vários brinquedos pra gente se divertir”, ressaltou o estudante.

Estudante Alexia Roberta - Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

A aluna do 5º ano, Alexia Roberta, disse que “a situação era precária, tudo feio e acabado. A única coisa que prestava eram os banheiros e, claro, nossos professores. Agradeço ao governador Helder Barbalho por ter olhado com carinho para nossa escola, e principalmente por nós, que sempre sonhávamos em ter um lugar melhor para estudar e ser alguém na vida”.

Vânia Maria Ribeiro, professora da rede pública estadual, disse que a reconstrução era realmente necessária. “A nossa unidade estava um verdadeiro caos. Foram muitos anos de luta, a gente sempre mandando ofícios, e graças a Deus o governador teve um olhar diferenciado e conseguimos, a partir desse momento, vida nova para nossa escola. Mudou praticamente tudo, desde a sala de informática que não tínhamos, até o mobiliário adequado para crianças, as quais já estão felizes com tudo que viram. É importante dizer que muita gente já tinha lutado por essa obra, e para se ter ideia a nossa diretora foi aluna aqui, e desde aquela época nunca havíamos recebido uma revitalização como essa”, detalhou.

Reconstrução era necessária, diz professora Vânia Maria - Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Satisfação - Quem também está feliz com o novo espaço de aprendizagem, onde seus netos vão estudar, é a empregada doméstica Maria de Nazaré. “Antes, as salas eram pequenas, sem ar-condicionado, apenas com ventilador. Agora, elas estão maiores, totalmente revitalizadas, e dá orgulho ver onde meus netos e outras crianças vão estudar. Daqui pra frente vai ser muito melhor, com certeza, porque devido à pandemia eles ficaram muito tempo fora da escola e sem aprender da maneira adequada”, contou.

Diretora Maria da Conceição Menezes - Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

“Essa foi a primeira reforma que vi na escola desde que comecei a trabalhar aqui, há 25 anos. Nós já estávamos lutando há muitos anos por essa revitalização, e essa conquista foi maravilhosa para toda a comunidade, alunos e a sociedade em geral, porque nós batalhamos muito por esse momento. Foi sofrido, trabalhamos no calor. E a gente pegar uma escola toda reconstruída é uma felicidade sem tamanho. Agradecemos ao governador do Estado, à secretária de Educação e todo mundo que se esforçou e colaborou conosco para esse feito”, ressaltou a diretora Maria da Conceição Menezes.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Investimentos - Os avanços vão possibilitar melhores condições de aprendizagem aos alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), e de trabalho aos professores e equipe técnico-pedagógica. A partir de agora, a unidade poderá ampliar sua capacidade de atendimento para 420 alunos. Mais de R$ 875 mil, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foram investidos para reconstruir a unidade escolar.

Os recursos possibilitaram a melhoria de seis salas de aula, laboratório de informática, sala de leitura, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, cozinha, depósito, refeitório, playground, banheiros feminino e masculino, escovódromo e equipamentos que propiciam acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).

Nova estrutura garante estrutura adequada para o processo de aprendizagem - Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

“É uma satisfação muito grande poder entregar este espaço plenamente reconstruído e ampliado, para a população de Ananindeua. Seguimos trabalhando, porque acreditamos no poder transformador da educação. Portanto, ao entregar a 114ª escola para a população paraense, o governador Helder Barbalho reafirma o seu compromisso com a melhoria da educação pública paraense”, pontuou o secretário adjunto de Logística Escolar, Alexandre Buchacra.

Também participaram da entrega da escola a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; a vice-governadora eleita, Hana Ghassan; os deputados estaduais Francisco Melo (Chicão), Fábio Filgueiras e Nilce Ribeiro; o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, e demais autoridades públicas.