Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Governo assina Ordem de Serviço para reconstrução e ampliação de escola em Novo Progresso

18/11/2022 13h09 - Autor: Evaldo Júnior (SEDUC) 766 visualizações
Foto: Governo assina Ordem de Serviço para reconstrução e ampliação de escola em Novo Progresso
Governo assina Ordem de Serviço para reconstrução e ampliação de escola em Novo Progresso

De 2019 para cá, a atual gestão estadual já entregou 114 unidades escolares em benefício de mais de 70 mil estudantes

No Pará, mais de 250 unidades escolares estão em obras de construção ou reconstrução de seus espaços pedagógicos, reforçando o compromisso do governo do Estado, com a educação de qualidade. Na manhã desta quinta-feira (17), mais uma obra foi anunciada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Novo Progresso, região sudoeste estadual.

Os mais de 800 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Waldemar Lindermayer serão contemplados com a reconstrução e ampliação do prédio da unidade. As rachaduras e os alagamentos na parte interna da Escola darão lugar, em breve, a uma moderna estrutura com quadra coberta e salas climatizadas.

O secretário adjunto de Logística da Seduc, Alexandre Buchacra, mostra a ordem de serviço que garante o início da obra (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

"Quando eu vou jogar vôlei com meus amigos, após as aulas, nós ficamos no sol. Ou seja, o que é para trazer um pouco de diversão, acaba trazendo um desgaste físico por conta da falta de estrutura. Eu sei que essa reforma vai trazer uma renovação para a nossa educação", disse entusiasmado o aluno da primeira série do ensino médio, Josué Dias. 

Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc

A professora Ilda Araújo, ex-diretora da instituição, conta que a reconstrução sempre foi desejo da toda a comunidade, e que por isso chegou a fazer inimizades com pessoas que não acreditavam que seria possível. "Parece tão pouco, mas é muito. Hoje, estar aqui com essa notícia é maravilhoso. Quantas e quantas vezes nós fizemos manutenção por conta própria", disse a professora. 

Marco na rede pública de ensino - Desde o início da atual gestão, em 2019, 114 unidades escolares foram entregues. Mais de 70 mil alunos foram beneficiados e 350 milhões de reais investidos, um marco nunca antes visto na história do Estado.

"É momento de celebrar as conquistas, mas continuar avançando com a nossa política de valorização à educação. Essa é uma determinação do nosso governador Helder Barbalho e que nós seguimos diariamente", afirmou a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga. 

O secretário adjunto de Logística da Seduc, Alexandre Buchacra, esteve no município de Novo Progresso e assinou a ordem de serviço com a prefeitura no valor superior a R$ 5,3 milhões. A obra tem o prazo de 365 dias para conclusão. 

"A reconstrução vai possibilitar a construção de quadra coberta, salas amplas e climatizadas, laboratórios de informática e multidisciplinar, banheiros acessíveis, de forma a bem entender a comunidade estudantil de Novo Progresso, que terá sua realidade transformada por meio da Educação", disse Buchacra. 

"Há muito tempo a nossa sociedade vinha cobrando essa grande empreitada. Fizemos o pedido para o governador, que de pronto atendimento pediu para iniciarmos a construção de um convênio com a prefeitura. É uma parceria muito importante para todos" enfatizou o prefeito municipal, Gelson Dill. 

 Visita ao local de construção da creche (Foto: Rai Pontes / Ascom Seduc)

Mais obras de educação - Ainda na visita ao município de 40 mil habitantes, o secretário Alexandre Buchacra e a comitiva do prefeito Gelson Dill visitaram o terreno onde está sendo erguida a creche que atenderá a mais de 200 famílias anualmente . O instrumento é fruto do programa "Creches por todo o Pará", lançado pelo governador Helder Barbalho, em benefício dos 144 municípios paraenses.

O programa quer eliminar o déficit da Educação Básica no Pará. Em Novo Progresso, a obra de fundação do prédio já foi iniciada.


MAIS FOTOS