Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Com escola em Salinópolis, Governo do Pará chega a marca de uma unidade entregue a cada 13 dias

31/12/2022 12h56 - Autor: Evaldo Júnior (SEDUC) 1239 visualizações
Foto: Com escola em Salinópolis, Governo do Pará chega a marca de uma unidade entregue a cada 13 dias
(Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

A escola em Salinas foi a 117ª unidade escolar entregue desde o início da atual gestão

Enquanto muitos paraenses se preparam para o réveillon 2022/2023, o Governo do Pará segue trabalhando em ritmo acelerado. Na manhã desta sexta-feira (30), o governador Helder Barbalho entregou aos moradores do município de Salinópolis, região nordeste do Estado, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Dubois. É a 117ª unidade escolar entregue desde o início da atual gestão. Um marco nunca antes alcançado. A reconstrução da unidade vai beneficiar diretamente 560 alunos, regulamente matriculados no Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano, que estão distribuídos em 16 turmas, nos turnos manhã e tarde. 

“Hoje, inicia uma nova jornada, com uma escola digna, com todas as salas climatizadas, com auditório, quadra coberta. Estrutura que permitirá que essa escola cumpra o seu papel. Gostaria de agradecer a todos que colaboraram com a educação paraense em 2022. Nós estamos encerrando esse mandato amanhã e confesso que estou muito feliz por estar trabalhando e entregando obras, encerrando esse primeiro mandato. Estaremos até o último dia do ano trabalhando e continuaremos no segundo mandato”, disse o chefe do executivo estadual, Helder Barbalho.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Na unidade, as salas de aulas foram reconstruídas, a sala de leitura, de informática e de música foram instaladas, ampliando o acesso dos alunos as práticas pedagógicas exercitadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Além disso, um auditório foi mobiliado e a quadra de esportes da escola foi construída e coberta, trazendo conforto à comunidade escolar. O valor de investimento da obra, realizada por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi superior a R$ 2,5 milhões. 

Maria José da paixão é a servidora mais antiga da escola em atividade. Ela trabalha na secretaria da unidade.  Viu e sentiu o sofrimento de quem não tinha estrutura adequada para abrigar alunos da educação básica. “O aluno agora se sente à vontade. Antes não havia estrutura. A gente via todos os dias o sofrimento dos nossos alunos. Nós sofríamos também com as salas cheias de cupim, quentes, ou quando chovia era só goteira. Mas hoje a situação é outra, graças ao governador. Agora, o aluno vai ter ânimo de estudar. Até nos, servidores. Quem é que não gosta de estar em um local confortável?!” 

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Reestruturação - Essa é a quarta unidade entregue pelo Governador Helder Barbalho no município. As escolas estaduais Profª Aracy Alves Dias, Miguel de Santa Brigida e Teodoro de Rezende também receberam reconstrução completa. 

“Hoje, entregamos a última escola reconstruída de 2022. Celebramos com essa escola o número total de 117 unidades entregues à população e a nossa comunidade escolar. É um momento que festejamos esse final de ano, festejaremos todo o alcance e o êxito da Secretaria de Educação. Aproveito para agradecer a todas as equipes da Seduc que se empenharam para que esse feito fosse alcançado”, disse a Secretária de estado de Educação, Elieth de Fátima Braga.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

A estudante do 8° ano do ensino fundamental, Paula Thayanne, não esconde a felicidade de ter a sua escola com cheiro de nova. A futura médica conta que estuda no local há dois anos. “Quando eu visitei a escola na primeira vez, a minha impressão não foi nada boa. Realmente a estrutura deixava a desejar. O ensino sempre foi bom, mas as salas eram muito quentes. Calor insuportável. Alguns ventiladores pegavam, outros não. As carteiras eram antigas. As salas eram riscadas. Um ambiente muito desconfortável. A quadra, nem se fale, era improvisada. Agora não, tudo melhorou”, enfatizou a aluna emocionada. 

Aluna Paula Taiane (Foto: Marco Santos / Ag. Pará)

Uma nova educaçãoHá quatro anos, a educação paraense vem passando por reformulações na sua base pedagógica e estrutural. Unidades foram construídas ou reconstruídas. "Para se ter ideia, uma unidade foi entregue a cada 12,5 dias, nos últimos 4 anos de gestão. Até esta sexta-feira (30), foram 1.460 dias que mudaram o rumo da educação no segundo maior estado do país, onde há uma enorme pluralidade de cultura e saberes", disse o governador.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Os investimentos, que superam a marca de R$ 350 milhões, contemplaram todas as regiões de integração. A primeira escola entregue foi a EEEFM Domingas da Costa Sousa, localizada em Bragança, no dia 16 de fevereiro de 2019. Seguida da EEEFM Jarbas Passarinho, em Belém, no dia 21 de fevereiro. 
 
A 10ª unidade inaugurada pelo chefe do executivo estadual foi a EEEM Nelson Rebelo, instalada no município de Marapanim, no dia 31 de maio de 2019, com reforma e ampliação do prédio. 
 
No dia 9 de abril de 2020, em Santarém, foi entregue à EEEFM Profª Maria Uchôa Martins, marcando 40 unidades reconstruídas, um marco já à época.
 
Com as obras em ritmo acelerado, não demorou muito para que o Governo marcasse a marca de 50 unidades, com a entrega à população da escola EEEF José Veríssimo, em Belém, no dia 12/10/2020. 
 
Em 15 de outubro de 2021, no dia do professor, a educação do Estado ganhou um novo capítulo, com a entrega da restauração do Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP) e a marca de 78ª unidade de ensino que sofreu intervenção total do estado. 

A 100ª unidade entregue foi a Escola Técnica de Xinguara, no dia 13 de maio de 2022. A unidade educacional vem possibilitando a especialização profissional de mais de 2 mil alunos, mudando vidas na região.


MAIS FOTOS