Alunos da rede pública estadual conquistam 2º lugar no Torneio Sesi de Robótica

13/02/2023 13h10 - Autor: Bruno Magno (SEDUC) 1177 visualizações
Foto: Alunos da rede pública estadual conquistam 2º lugar no Torneio Sesi de Robótica
Equipe 'Pavulagem' recebeu a premiação pelo destaque no Torneio Sesi de Robótica First Lego League (Foto: DIvulgação)

Na categoria "Design de Robô", estudantes paraenses das escolas Albanízia de Oliveira Lima, Cordeiro de Farias e Jarbas Passarinho desenvolveram uma turbina eólica mais eficiente

Alunos da equipe de robótica "Pavulagem", das escolas estaduais Albanízia de Oliveira Lima, Cordeiro de Farias e Jarbas Passarinho conquistaram o segundo lugar na categoria "Design de Robô", no Torneio Sesi de Robótica First Lego League, encerrado nesta sexta-feira (10), em Belém. Neste ano, o tema “Super Powered” é voltado ao desenvolvimento de projetos ligados à energia. As crianças e adolescentes foram desafiados a explorar origem, distribuição, armazenamento e uso de energia.

A categoria que deu o segundo lugar aos estudantes paraenses avaliou a programação e a aplicação dos conceitos de engenharia na montagem do robô. Foi a primeira vez que uma equipe de alunos da rede pública recebeu premiação na categoria. "Essa é uma conquista muito especial, pois foi fruto da nossa dedicação e esforço. Nós treinamos mesmo durante as férias. Conquistar essa classificação enche de orgulho a nossa equipe. Agradeço à minha família e a meus professores pela oportunidade", disse o estudante Gustavo Lima, da Escola Estadual Jarbas Passarinho.

"Me sinto muito orgulhoso em fazer parte de uma equipe de robótica de escola pública. Também estou bastante feliz em ganhar em 2° lugar na categoria de Design do Robô, e por se tratar de uma categoria bem complexa, que envolve engenharia e programação. Foi uma surpresa para todos nós. Ficamos alegres com essa conquista, até porque nós vemos isso no nosso dia a dia. Agradecemos a oportunidade que a Seduc (Secretaria de Estado de Educação) deu para nos destacarmos em um torneio de nível nacional", completou Lucas Fonseca, da Escola Estadual Cordeiro de Farias.

Oportunidade - Docente do Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc, o professo Rafael Herdy se emocionou ao ver os estudantes recebendo a premiação. "Como professor do Núcleo estou muito feliz com esse prêmio. Isso demonstra que os alunos da escola pública também podem conquistar grandes prêmios, desde que tenham oportunidades. A trajetória deles começou em agosto, quando foi divulgada a temática do prêmio. Após isso, a equipe desenvolveu uma turbina eólica mais eficiente que as comuns. Nós desenvolvemos um trabalho desde 2019 com esses alunos, e já ganhamos vários prêmios nessa trajetória. Mas jamais ganhamos um troféu nessa categoria, pois concorremos com alunos que já dominam bem essa linguagem. Todos estão muito felizes", informou o educador.

Foto: Divulgação

O Serviço Social da Indústria (Sesi-PA) foi o operador regional desta terceira edição do evento, realizada de maneira presencial no Estado. Neste ano, 36 equipes se inscreveram na competição, que desafia estudantes de 09 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia. Além de estudantes de escolas públicas, participaram alunos de escolas privadas e organizações não governamentais (ONGs).

Mais de 200 participantes dos estados do Pará, Acre, Amapá e Roraima estiveram em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, para o Torneio Sesi de Robótica First Lego League.

Alunos de cinco escolas da rede pública estadual - Cordeiro de Farias, Magalhães Barata, Albanízia de Oliveira Lima, Domingos Acatauassú Nunes e Jarbas Passarinho - participam da programação. No ano passado, o Pará foi o único estado da região Norte a estar na etapa nacional do Torneio.