27/03/2023 10h23 - Autor: Sâmia Maffra (SEDUC) 248 visualizações
Foto: Escola da rede pública realiza projeto de desenvolvimento pessoal e educação para convivência
Escola da rede pública realiza projeto de desenvolvimento pessoal e educação para convivência - Foto: Divulgação

'Convívio' é uma iniciativa alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. O foco das escolas passa a ser não apenas a transmissão de conteúdos, mas o desenvolvimento de competências, compreendidas como a soma de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, promovendo a formação e o desenvolvimento humano global dos alunos, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.

Alinhada à normativa nacional, a EEEF José Bonifácio, localizada no bairro do Guamá, em Belém, desenvolve, durante o ano letivo, o projeto ‘Convívio - educação para convivência”, que visa o desenvolvimento pessoal, relacional e de valores de integração humana na comunidade escolar.

Desenvolvido pelas professoras Mônica Oliveira e Edna Tapajós, o projeto foi apresentado aos pais em uma dinâmica. “Na ocasião, os responsáveis pelos alunos da escola puderam vivenciar momentos de reflexão, partilha e aprendizado através de dinâmicas, sorteios de prêmios, depoimentos e conversas individualizadas com os professores da escola, além de conhecerem o projeto”, conta a docente Mônica.

O 'Convívio' será realizado durante todo o ano de 2023, com uma reunião mensal, destinado aos alunos, funcionários e familiares. “Além de fazer parte da escola e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, o mundo pós pandemia nos trouxe muitos desafios, inclusive relacionais. Então buscamos desenvolver valores de integração humana e uma formação integral do nosso aluno, como bem preconiza a BNCC”, explica a professora.

Foto: Divulgação

A estudante do 9º ano, Grazielly Hosana Barbosa Lopes, afirmou que gostou bastante da iniciativa. “Eu amei e estou ansiosa para as próximas vezes. Foi muito legal a participação dos pais, mostra a união da escola e família, o amor dos pais para com seus filhos e uma forma deles participarem da nossa vida escolar. Me fez refletir algumas atitudes, já mudei na verdade, porque a ligação com a escola é muito grande”, avaliou.

A programação será variada e montada a partir de sugestões dos demais professores e dos alunos. Estão previstas palestras, oficinas, show de talentos, meditação, música.