Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Sejudh dá início à Ação Cidadania Estudantil até esta sexta-feira (28)

28/04/2023 09h13 - Autor: Elck Oliveira (SEJUDH) 339 visualizações
Foto: Sejudh dá início à Ação Cidadania Estudantil até esta sexta-feira (28)
Foto: Elck Oliveira - NCS/Sejudh

Iniciativa se volta para estudantes de Ensino Médio que precisam do RG para fazer pedido de isenção da inscrição ao Enem, que se encerra nesta sexta-feira

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) deu início, nesta quinta-feira, 27, à Ação Cidadania Estudantil, com foco nos estudantes de Ensino Médio que precisam do RG para fazer o pedido de isenção da inscrição ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), cujo prazo se encerra nesta sexta-feira, 28. Com isso, em parceria com as Unidades Seduc na Escola (USEs) 8 e 9, que envolvem escolas localizadas em diversos bairros da Região Metropolitana de Belém, a Sejudh abriu atendimento de emissão de RG específico para esse público.

De acordo com a coordenadora de Cidadania da Sejudh, Carol Lobato, a Secretaria entrou em contato com algumas Uses para ver se os estudantes estavam precisando do documento e percebeu uma grande necessidade, por isso, organizou a ação para os dias 27 e 28. “Como o prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição está se encerrando, muitos iam deixar de fazer por não ter a documentação completa, então, a Sejudh entrou em campo para ajudar. A nossa expectativa é de que 200 estudantes sejam atendidos nesses dois dias, não apenas dessas duas Uses, mas todos aqueles que estejam precisando desse documento”, explicou.

Foto: Elck Oliveira - NCS/Sejudh

A ação segue, portanto, nesta sexta-feira, 28, a partir das 9h, na sede da Sejudh, que fica localizada na rua 28 de Setembro, 339, Campina. Para emitir o RG o estudante precisa estar acompanhado de um responsável, no caso de quem tem menos de 18 anos, e apresentar os seguintes documentos obrigatórios: Certidão de nascimento (original e cópia); comprovante de residência (recente e atualizado, com cópia) e duas fotos 3x4. Já os documentos opcionais, cujos números podem ser inseridos na cédula de identidade são: CPF, título eleitoral, cartão SUS, entre outros. “A nossa ideia é garantir que esses estudantes tenham seus direitos e cidadania respeitados”, concluiu Carol Lobato. 

A aposentada Maria do Carmo Rocha, moradora do bairro de Val-de-Cans, fez questão de levar a neta, Jéssica Maria Rocha, 16 anos, para garantir o RG, pois ela nunca havia tirado o documento. A jovem está cursando o segundo ano do Ensino Médio e vai prestar o Enem neste ano, como treineira. “Essa é uma iniciativa muito importante, porque muitas pessoas, especialmente os jovens, muitas vezes, demoram a tirar os documentos, às vezes até por falta de tempo dos pais. No caso dela, eu tomei a frente porque sei que o Enem é uma etapa fundamental para o futuro dela”, contou. 

A Sejudh realiza, diariamente, emissão de RGs para qualquer pessoa que precise do documento, mediante agendamento prévio, que é disponibilizado às sextas-feiras, das 8h às 13h, na sede da Secretaria.


MAIS FOTOS