Alunos da rede pública participam de roda de conversa sobre pobreza menstrual

26/05/2023 16h50 - Autor: Cleuton Santon / Ascom Seduc 480 visualizações
Foto: Alunos da rede pública participam de roda de conversa sobre pobreza menstrual
Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Governo do Pará é parceiro do Ministério Público do Estado e a prefeitura de Belém em ação para conscientizar e buscar encaminhamentos para a temática

Alunos da rede pública de ensino participaram da roda de conversa do Projeto “Pobreza Menstrual: Absorvendo Dignidade”, realizada pelo Ministério Público do Pará (MPPA), através do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais (CAODS), em parceria com o governo do Estado, Unicef e prefeitura de Belém. O evento ocorreu, na manhã desta sexta-feira (26), no auditório das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Belém.

Diretora da escola Hilda Vieira, Rose Santos - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

O objetivo do encontro foi desmistificar e conscientizar as participantes presentes sobre os assuntos relacionados à menstruação, além de tirar as possíveis dúvidas que elas tivessem. Conhecendo a relevância da temática, Rose Santos, diretora da Escola Estadual Hilda Vieira, participou da ação e falou sobre a importância do projeto e as dificuldades enfrentadas pelas alunas. “Nossa escola é composta por meninas carentes que muitas das vezes não tem condições de comprar um absorvente para sua higiene pessoal e acabam deixando de ir às aulas por alguns dias. Trazer essas temáticas para dentro das escolas é essencial porque precisamos resgatar a dignidade dessas mulheres”, pontuou.

No início as meninas estavam tímidas e aos poucos foram participando da roda fazendo perguntas sobre o assunto. Emily Almeida, 16 anos, é aluna do 9º ano e contou que gostou muito do encontro. “Gostei muito de participar dessa roda de conversa pra poder tirar muitas dúvidas e entender melhor sobre as coisas da menstruação. Não converso sobre isso em casa e nem com minhas colegas de escola”, relatou a aluna.

Aluna, Emily Almeida - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

O Projeto “Pobreza Menstrual: Absorvendo Dignidade” , que beneficia alunas da rede pública de ensino, tem como objetivo incentivar, fomentar e implantar o atendimento eficiente de política pública no combate à pobreza menstrual no Pará, por meio de ações de educação, saúde e assistência social, e conscientização em duas escolas públicas de Belém pertencentes às redes municipal e estadual, com atendimento de aproximadamente 600 estudantes que menstruam.

Promotor, Carlos Eugênio - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

O coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Sociais, Carlos Eugênio dos Santos falou sobre a importância do projeto para garantir os direitos das alunas. “Estamos tratando de um direito das pessoas que menstruam. Já existem leis em nível nacional, estadual e há um projeto de lei municipal e esperamos que outros municípios do Pará também promovam suas leis, para que essas pessoas que menstruam tenham esse direito respeitado e garantido”, enfatizou.

Ao final do encontro, a coordenação informou que em um próximo momento fará a entrega de mais de 9 mil absorventes às alunas das escolas públicas participantes do projeto.