Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Mais de 150 estudantes participam de aulão preparatório para as provas do Saeb

07/06/2023 14h44 - Autor: Clayton Santos (Ascom Seduc) 711 visualizações
Foto: Mais de 150 estudantes participam de aulão preparatório para as provas do Saeb
Foto: Divulgação

Iniciativa tem o objetivo de alcançar a meta projetada e contribuir para elevar o índice de educação básica do Estado do Pará

Com o tema “Eu quero, eu posso, eu consigo!”, o Projeto Prepara Saeb da Escola Estadual Benjamim Constant, em Belém, promoveu a aula inaugural preparatória para a prova do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O exame será realizado no período de 23 de outubro a 3 de novembro deste ano.

Com cerca de 150 alunos, das turmas do 9° ano, 1°, 2° e 3° série do Ensino Médio, o aulão foi realizado, na manhã desta quarta-feira (7), no auditório da faculdade Estácio Nazaré, em Belém. O evento foi aberto com a explanação da direção da escola, seguida por aulas de Matemática e Língua Portuguesa, ministradas pelos professores da instituição de ensino.

O estudante Otávio Amaral, de 18 anos, aluno da 3ª série, disse que o projeto é muito importante para a evolução acadêmica e pessoal dos alunos. “As atividades ministradas aqui, fazem com que a gente aprenda com maior facilidade e tenha bons resultados nas provas e na vida pessoal", afirmou o estudante.

Foto: Divulgação

Preparação - Segundo Alexandre Reniere, professor de Língua Portuguesa, as orientações antes para as provas são muito importantes. “A importância desse aulão é justamente uma preparação para a prova do Saeb. Ele traz os alunos para a realidade do ensino e mostra a eles que cada atividade tem uma razão, um objetivo. Sabemos que os nossos alunos podem, a partir de iniciativas como essa, construir uma estrada para o seu futuro. Acreditamos que a partir desse momento nossos alunos estarão muito motivados e mais preparados", contou ele.

Ana Carolina Gomes, 16 anos, aluna do 9º ano, avaliou a iniciativa da escola como muito positiva em preparação às provas do Saeb. “Além de ter a oportunidade de estudar disciplinas novas e diferentes, posso revisar o que aprendi nos anos anteriores. E, toda essa preparação vai me ajudar a fazer a prova do SAEB, que pode me avaliar positivamente, dependendo do resultado. Isso pode agregar bastante no meu currículo escolar”, ressaltou.

Foto: Divulgação

Avaliação O Saeb é uma avaliação aplicada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação tem o intuito de mensurar a qualidade da educação no país, nos estados, municípios e em cada escola. A prova faz parte da composição do cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e uma amostra na rede privada, é possível ter noção dos níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado do exame representa um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.