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Seduc mapeia necessidades de escolas estaduais em Salinópolis

29/07/2023 20h00 - Autor: Marcelo Jr. 920 visualizações
Foto: Seduc mapeia necessidades de escolas estaduais em Salinópolis
Seduc mapeia necessidades de escolas estaduais em Salinópolis

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, esteve neste sábado (29) no município de Salinópolis, nordeste paraense, visitando escolas estaduais para mapear necessidades técnico-pedagógicas, acompanhado pela secretária de Estado da Mulher, Paula Gomes, e pelo prefeito Carlos Alberto de Sena Filho (Kaká Sena). O mapeamento reforça a parceria intersetorial voltada ao desenvolvimento da educação no Pará.

Ainda neste semestre, a Diretoria Regional de Ensino de Capanema, município da mesma região, que contempla as nove unidades em Salinópolis, receberá a primeira parcela de R$ 4.014.584,00, via Programa Dinheiro na Escola Paraense, para a realização de pequenas obras  e aquisição de materiais pedagógicos.

“Estamos realizando uma série de mudanças para alcançar com mais celeridade as necessidades do 'chão da escola', principalmente em infraestrutura. Nos próximos dias vamos publicar o decreto e a Instrução Normativa, para dar início aos repasses do Programa Dinheiro na Escola Paraense. Descentralizar recursos e dar autonomia para os diretores transformará nossas escolas. Hoje, em Salinópolis, junto com a secretária Paula Gomes e o prefeito Kaká, nos reunimos com os diretores para mapear pendências maiores e direcionar o que pode ser resolvido com o programa. Estamos avançando. A educação do Pará será a que mais cresce no Brasil", assegurou Rossieli Soares.

Combate à violência - A secretária Paula Gomes antecipou a atuação conjunta com a Seduc no combate à violência contra a mulher. Além de poder revisitar a Escola Estadual Dom Bosco, onde se formou, ela teve uma visão mais ampla sobre as necessidades das escolas da região.

“Hoje estamos em Salinópolis, junto com o secretário da Educação, porque vamos nos unir na intervenção de violência contra meninas e mulheres dentro das escolas. Essa parceria é de fundamental importância. A Seduc entrará com todo o aporte em infraestrutura e com a questão pedagógica, e a Secretaria da Mulher (Semu) vem especificamente no que diz respeito à violência contra meninas e mulheres. A gente está muito feliz de estar aqui no município, sem dúvida nenhuma. A gente tende agora a avançar nas reformas, que são tão sonhadas pela comunidade escolar em Salinas”, ressaltou a secretária.

Reforçando a importância da colaboração entre Estado e municípios, o secretário de Educação acompanhou o prefeito Kaká Sena para definir, em conjunto, como a prefeitura pode auxiliar as escolas estaduais da região. “Nós já fizemos alguns protocolos junto à Seduc pedindo a reforma das mesmas, e a prefeitura se coloca inteiramente à disposição para ser um parceiro na nossa educação municipal junto com o Estado, cuidando dos nossos jovens no que for possível, para melhorar não só a estrutura física, mas também melhorar o nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e estar junto com o Estado para uma educação cada vez melhor", disse o gestor.

Secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, em visita às escolas

A comitiva esteve nas escolas estaduais Miguel de Santa Brígida, Adriano Santa Brígida - na zona rural do município -, Laura do Carmo Vicuna, Prof. Teodato de Rezende e Tiradentes."Acabamos de receber a visita do nosso ilustríssimo secretário de Educação, que observou toda a situação de reforma emergencial na escola. Estamos muito satisfeitos com a presença do secretário. É impressionante que a gente nunca tenha tido essa oportunidade de um secretário de Educação vir ao chão da escola. Isso para a gente é muito novo e gratificante", declarou Letícia Silva, diretora da Escola Tiradentes. 

Autonomia - A fim de promover a autonomia da gestão financeira nas escolas, a Seduc implementou o Programa “Dinheiro na Escola Paraense”, que descentralizará, já em 2023, R$ 200 milhões para as 898 escolas estaduais.

A partir da transferência anual de recursos do Tesouro estadual, o Governo desburocratiza a implementação de melhorias pedagógicas e de infraestrutura, e aumenta a participação da comunidade escolar nas políticas públicas educacionais, a partir da composição do Conselho Escolar.

Com o Programa, as escolas serão capazes de atender às necessidades imediatas. Será possível investir em pequenas reformas, criação de espaços pedagógicos personalizados, aquisição de materiais didáticos e insumos para a execução adequada do Novo Ensino Médio, entre outras demandas.

Com o Programa, a gestão escolar não mais dependerá da intervenção da Secretaria ou das Diretorias Regionais de Ensino (DRE) para demandas que podem ser facilmente resolvidas com maior celeridade, a partir da disponibilidade do recurso diretamente nas escolas.