Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Alunos de escola pública de Benevides celebram o Dia da Árvore em visita ao Parque Estadual do Utinga

22/09/2023 09h17 - Autor: Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO) 219 visualizações
Foto: Alunos de escola pública de Benevides celebram o Dia da Árvore em visita ao Parque Estadual do Utinga
Alunos de escola pública de Benevides celebram o Dia da Árvore em visita ao Parque Estadual do Utinga

Os estudantes puderam aprender sobre a importância das árvores e da preservação ambiental

Mais de 40 alunos da Escola Estadual Terceira Travessa, situada em Benevides, na Região Metropolitana de Belém, tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única em meio à natureza. Em uma visita educativa ao Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, nesta quinta-feira (21), Dia da Árvore, os estudantes puderam aprender mais a respeito da importância da preservação ambiental.

Acompanhados pelo corpo técnico e docente da escola, os alunos embarcaram em uma jornada de conhecimento e encantamento. Ao chegarem à Unidade de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), eles foram recebidos com entusiasmo e orientados sobre as regras de preservação e respeito à natureza, reforçando a importância de cuidar do meio ambiente.

A visita teve como objetivo principal promover a conscientização ambiental e despertar nos estudantes o amor e o cuidado com as árvores e a biodiversidade. O grupo foi guiado pela equipe técnica da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB) e puderam observar de perto a riqueza natural da floresta amazônica.

Aprendizado - Durante o percurso, os alunos tiveram a oportunidade de identificar diferentes espécies de árvores nativas, como a castanheira, a seringueira e o ipê. Os guias compartilharam informações valiosas sobre as características de cada árvore e esclareceram a importância delas para a manutenção do equilíbrio ambiental.

Além de aprender sobre os vegetais, os estudantes também foram instruídos sobre a importância da preservação das florestas para a qualidade de vida de todos. Os guias enfatizaram o papel das árvores na purificação do ar, na regulação do clima, na conservação dos recursos hídricos e na proteção da fauna e flora local.

Satisfação - A professora responsável pelo passeio, Carla Barros, ressaltou a importância de proporcionar aos alunos experiências que vão além da sala de aula. Ela enfatizou que a visita ao Parque Estadual do Utinga foi uma oportunidade única para os estudantes se conectarem com a natureza, despertando neles um senso de responsabilidade e amor pelo meio ambiente.

Ao final, os alunos participaram de atividades lúdicas e educativas, como jogos interativos sobre a importância da reciclagem, o ciclo da água e a fauna e flora presentes na UC. Essas atividades promovem uma aprendizagem dinâmica e divertida, reforçando conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental.

Para o titular da GRB, Ellivelton Carvalho, a visita dos alunos da Escola Estadual Terceira Travessa ao Parque Estadual do Utinga no Dia da Árvore, foi uma experiência enriquecedora, que certamente deixará uma marca duradoura nos corações e mentes dos estudantes. “Desde já, aproveitamos para convidar outras unidades de ensino para trazerem seus alunos até o Parque”, afirmou.

Serviço - O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. A UC funciona de quarta a segunda-feira, das 06 às 17 h. Nas terças-feiras o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail grb.dgmuc@gmail.com.