Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Estudantes participam de feira científica na Escola Estadual Doutor Justo Chermont

01/12/2023 17h39 - Autor: Bruno Magno (Ascom Seduc) 1373 visualizações
Foto: Estudantes participam de feira científica na Escola Estadual Doutor Justo Chermont
Estudantes participam de feira científica na Escola Estadual Doutor Justo Chermont

Estudantes da Escola Estadual Justo Chermont, no bairro da Pedreira, em Belém, participaram, na quinta-feira (30) e sexta-feira (01), da I Feira Científico-Cultural da unidade, com a temática "Diversidade, cultura e meio ambiente", tendo como foco a COP 30, que será realizada em Belém. O evento teve o apoio de estudantes e bolsistas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (Unama). 

A programação começou na quinta-feira (30) para estudantes do ensino fundamental e nesta sexta-feira (01) para alunos do ensino médio. De forma prática, a feira é uma ação de culminância das atividades científicas e culturais desenvolvidas durante o ano letivo em sala de aula, sob coordenação dos professores da unidade. Durante o evento também foi discutida a educação ambiental, com vistas para a realização da COP 30, em 2025.

"Na Feira da Cultura que ocorreu em nossa escola, pude perceber a grande importância que ela tem em nossa vida como aluno. Através dela, podemos conhecer e expandir nosso conhecimento através de vários temas abordados, desde a cultura culinária, eletromagnetismo, como também as religiões. Um fato importante a mencionar é a diversidade que temos em nosso mundo, e pude notar isso na nossa Feira da Cultura. Foi uma grande importância ter tido hoje cada aluno conosco aprendendo mais e mais'', disse a estudante Jennifer Moraes, da segunda série do ensino médio. 

Estudantes participam de feira científica na Escola Estadual Doutor Justo Chermont

A I Feira Científico-Cultural da unidade teve apoio e organização de estudantes do curso de Física da UFPA, que é um Programa Institucional de Bolsas a Iniciação a Docência (PIBID) da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A iniciativa tem como objetivo incentivar a formação de professores para educação básica. Houve também a colaboração do Nastro/UFPA, Cicta/UFPA e da Unama.

"Esse ano o tema foi diversidade e cultura em meio ambiente, nós tivemos trabalhos fantásticos sobre a degradação do meio ambiente, a coleta de lixo, o descarte de lixo. Também tivemos trabalhos sobre drogas, sobre a consciência negra, tivemos projetos na área da energia solar, enfim, trabalhos de muitas áreas. Foi um processo importante porque ao mesmo tempo que eles pesquisam, também têm a oportunidade de visitar os outros estandes, aprendendo um pouco de tudo nesse ambiente de descontração e de socialização, onde eles trabalham em equipe. É um evento muito importante para o movimento da nossa escola, que os nossos alunos aproveitam demais o momento'', finalizou a diretora da unidade, Roberta Santana.