Governo do Estado autoriza construção de creche em Jacundá

20/12/2023 15h40 - Autor: Bruno Magno (Ascom Seduc) 210 visualizações
Foto: Governo do Estado autoriza construção de creche em Jacundá
Luzia Rocha, diarista - Foto: Marcelo Souza / Ag. Pará

No município de Jacundá, região de integração do Carajás, o Governo do Pará assinou o  convênio com a prefeitura local para a construção de uma creche no município. O documento foi assinado nesta quarta-feira (20), pelo governador Helder Barbalho, dentro do programa "Creches Por Todo o Pará", da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

"Hoje entregamos para Jacundá, muitos benefícios. No dia do seu aniversário, entregamos um novo hospital para cuidar da população, equipado e estruturado. Além disso, assinamos um convênio para construção de uma creche no município e o 'Sua Casa' que vai beneficiar mais de 300 famílias. Estamos avançando com obras, com benefícios e com serviços, e acima de tudo, o compromisso de trabalhar cada vez mais em parceria com o município para que Jacundá continue no rumo certo", disse o governador, que cumpriu agenda pública no município hoje.

O prefeito de Jacundá, Itonir Tavares, destacou a importância da parceria entre Estado e prefeitura para novos investimentos. "Hoje assinamos a ordem de serviço para construção de uma creche do programa 'Creches Por Todo o Pará', que está sendo feito em todos os municípios do nosso Estado para proporcionar mais educação de qualidade. Sendo assim, o que posso dizer é que é uma alegria muito grande, a nossa cidade está em festa", disse o gestor municipal.

InvestimentosO “Creches por Todo o Pará” é um programa do Governo do Estado que tem como meta beneficiar cerca de 30 mil famílias, principalmente, mães em situação de vulnerabilidade social que precisam retornar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Pará, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.

As unidades têm capacidade de atender mais de 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. A primeira creche do programa foi entregue em 2022, em Belém, a Creche Professor Orlando Bitar, e atende 629 crianças de 0 a 5 anos de idade.

"A creche vai ser uma segurança para nós, pais, que precisamos sair para trabalhar, poi, teremos onde deixar nossas crianças e ficarmos despreocupados. Vai facilitar muito a minha vida, e poderei até pegar mais de um emprego na cidade. Isso é uma questão de segurança, é muito importante para todas as mães de Jacundá", disse a doméstica Luzia Cardoso Rocha , moradora do município.