19/04/2024 16h48 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 156 visualizações
Foto: Professores da rede pública estadual recebem formação para potencializar atuação nas Regionais de Ensino
Foto: Divulgação

Coordenadores pedagógicos e Professores Formadores das Diretorias Regionais de Ensino (DREs), da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), participaram de uma formação, a fim de apresentar o guia do formador e alinhar as ações para o ano de 2024. A iniciativa foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Atenção Básica do estado do Pará, em Belém, nesta sexta-feira (19).

“A pauta envolveu a apresentação do Sistema Paraense de Avaliação Educacional e do cenário atual das escolas da DRE, da Região Metropolitana de Belém. Então, eles estão conhecendo o cenário, como acessar a plataforma Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, como desdobrar esses indicadores no planejamento do processo formativo lá e tudo mais. Eles também estão dialogando conosco sobre o guia do formador, passo a passo, todo o processo, alinhamento das trilhas formativas que serão desenvolvidas ao longo do ano, processo de planejamento do núcleo de formação alinhando com a coordenadoria pedagógica, dentre outros assuntos”, disse o Francisco Augusto Paes, diretor de formação e coordenador do Centro de Formação (CEFOR).

Foto: Divulgação

A programação foi dividida em dois grupos: o primeiro com as DREs Belém, de 01 a 08, já o segundo, envolveu as DREs Belém, 09 e 10; DRE Ananindeua, 01 a 05; DRE Santa Bárbara e DRE Benevides.

“A Formação serviu para melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Pará, através do desenvolvimento das habilidades e competências das matrizes de referência, como o Saeb, a BNCC, o Enem, além do aumento do rendimento nas avaliações de larga escala, para que o estado alcance uma melhor posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”, conta Thomas Jefferson, professor formador
de Ciências da Natureza.

Foto: Divulgação

Ao decorrer da formação foram apresentadas também estratégias pedagógicas que contribuem para o bom desenvolvimento da educação e houve momentos enriquecedores com a troca de experiências entre os profissionais.

“A Formação é o momento fundamental de encontro de ideias para dinamizar as ações e alinhar pautas e procedimentos para a implantação desse modelo inovador em nosso sistema educacional. Apresentação das diretrizes do projeto Travessia e sua relevância para o suporte aos formadores e equipes de apoio pedagógico focado no aluno”, concluiu Wagner Maia, professor na Escola Raymundo Martins Vianna.