06/02/2024 08h24 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 571 visualizações
Foto: Em Parauapebas, Governo do Pará entrega mais uma escola totalmente reconstruída e equipada
Foto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

Com a entrega, o Estado chegou ao número de 134 escolas entregues totalmente reconstruídas

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), alcançou hoje marca de 134 escolas estaduais totalmente reconstruídas e ampliadas. Os estudantes da Escola Estadual Eduardo Angelim, no município de Parauapebas, no sudeste do Pará, vão iniciar o Ano Letivo 2024 com espaço adequado, segurança e todos os aparatos de que necessitam para que se tenha uma educação de qualidade, o que reafirma mais uma vez o compromisso do Governo do Estado com a melhoria da educação pública paraense.

“Estou muito feliz por fazer essa entrega, porque Parauapebas é uma das cidades mais importantes do Brasil, da Amazônia e do Pará, tem em seu subsolo a maior riqueza, que fez o seu crescimento. Minha felicidade é estar cada dia recuperando o sentimento que o Governo do Estado está presente no município. Hoje, podemos voltar para dizer e devolver mais uma unidade à comunidade escolar. Quero festejar o dia de hoje, por mais esse passo de conquista e grandeza que estamos dando, não pararemos por aqui, entregamos uma Usina da Paz e construiremos mais outra na VS 10 e entregaremos mais uma escola, a Faruk Salmen. Isso que motiva governar esse Estado e poder fazer mais pela população do Pará", destacou o chefe do executivo estadual, Helder Barbalho.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

“Percorrendo aqui os corredores, o meu sentimento é de gratidão, por mais que eu esteja saindo da escola, já que estou no último ano, outros alunos irão aproveitar esse espaço”, disse a aluna Stéphanny Natalie, do terceiro ano.

Fascinado pela biblioteca, o estudante Daniel Barbosa, do 2º ano do Ensino Médio, conta que além das salas de aulas, o espaço que ele mais gostou foi da biblioteca. “Agora estou vendo que tem outros lugares de lazer para ficar. Por exemplo, a biblioteca, a sala de física, e sendo sincero, estou gostando mais da ideia da biblioteca, porque gosto muito de livros, até criei um grupo no WhatsApp pra mostrar quais livros tem. Era uma expectativa muito alta pela biblioteca", festejou o estudante.

Aluno Daniel Barbosa - Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Infraestrutura - A unidade escolar, que atende 960 estudantes do Ensino Médio nos turnos manhã e tarde, foi contemplada com a reconstrução de 12 salas de aula, ampliação da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), secretaria, sala dos professores, sala da coordenação, despensa, refeitório, copa, banheiros masculino e feminino, coordenação pedagógica. O Estado também assegurou laboratório de química e informática, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, pintura, sinalização, novas instalações elétrica e hidrossanitária, além da climatização em todas as salas de aula.

O secretário de Educação, Rossieli Soares, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de chegar a marca de 134 escolas entregues. “Aqui foi um investimento de mais de R$ 1,7 milhão e é um orgulho fazer parte dessa história. Quando estive aqui, a menos de um ano, acompanhamos cada demanda do município, ouvimos a comunidade e mesmo sabendo que há muito a ser feito, temos que reconhecer cada passo que demos até aqui foram importantes. É o Governo do Estado avançando com a educação, 2024 vai ser um ano de muitos avanços, viva a educação e bora estudar!”, reforça o secretário.

Foto: Eliseu Dias / Ascom Seduc

Além de melhorias nas estruturas físicas das escolas, a gestão estadual também tem proporcionado aos profissionais valorização e qualificação. “O sentimento é de muita gratidão e de saber que foram muitos esforços envolvidos, tanto do corpo docente, quanto do alunado, então é gratidão de toda a comunidade estudantil. O que o governo tem feito na educação, tanto em restruturação, como na valorização do profissional que está em sala ou na parte administrativa, tudo isso acarreta índices bons para nossa educação do Pará”, disse a professora Valéria Carvalho.

Educação Ambiental - No ato de entrega da unidade de ensino, professores e estudantes receberam o Caderno de Educação Ambiental, disciplina incluída na nova matriz curricular aprovada pelo Conselho Estadual, que traz de forma inédita no Brasil, o fomento ao pensamento e à prática sustentável de maneira contínua nas escolas públicas do Pará.

“Educação ambiental para mim é algo necessário, para eu ter o conhecimento do que é bom para melhoria do meu ambiente escolar e do meu ambiente que eu vivo. A gente estava conversando até um tempo atrás, sobre alguns projetos que a gente iria fazer, como plantar, reciclar, como forma de decorar a nossa escola... Mas agora, com essa nova escola, poderemos usar todos esses espaços”, disse Nicolly Oliveria, aluna.

Na oportunidade, também os docentes receberam os kits com material pedagógico do programa Alfabetiza Pará, que irá potencializar o ensino e aprendizagem nos anos iniciais, ofertado nas redes municipais e estadual de ensino.