22/02/2024 15h25 - Autor: Ascom Seduc 280 visualizações
Foto: Vice-governadora e comitiva visitam canteiro de obras da creche que será instalada em Marituba
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, inspecionou o andamento das obras da unidade de educação infantil do programa "Creches Por Todo o Pará", no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém, juntamente com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, e a prefeita Patrícia Alencar,

“Estou aqui, junto com o nosso secretário estadual de Educação, a prefeita de Marituba, os vereadores aqui do município, vistoriando essa que é uma obra muito importante dentro das políticas públicas de educação, de inclusão, de fortalecimento da autonomia feminina. E a gente está acompanhando de perto o andamento das obras para que possam ocorrer o mais rapidamente possível. Para que a gente possa entregar para a comunidade. Então é uma obra de extrema importância para o Estado do Pará, para os municípios. E a gente fica muito feliz de ver que com três meses de obra, ela está com o andamento dentro do esperado”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

O projeto "Creche Por Todo o Pará" vai beneficiar cerca de 30 mil famílias no Estado do Pará e, principalmente, mães em situação de vulnerabilidade social que precisam voltar ao mercado de trabalho. Mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na construção de 149 creches em todo o Estado, para atender crianças de 0 a 5 anos de idade. Nos municípios com maior índice populacional serão erguidas duas estruturas.

“É importante para que as mães possam ter um local seguro, iniciando o processo educacional e também terem a oportunidade de ir para o mercado digital. Trabalho que é de suma importância, visto que a Prefeitura enfrenta vários obstáculos e o Governo do Estado, vindo para somar, para investir, é um passo a mais que o município dá hoje. Vamos entregar uma creche onde as crianças vão iniciar o processo de  alfabetização, processo educacional, e também dando oportunidade às mães para saírem para trabalhar, para ganharem um mercado de trabalho, para levarem o sustento para suas famílias”, reforçou a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

Cada uma das unidades terá capacidade para atender 200 crianças, com salas de aula, berçário, lactário e toda a estrutura necessária para a educação infantil, como área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca.

“Os primeiros mil dias de vida são um dos mais marcantes. Garantir o acesso à educação das nossas crianças nessa etapa é fundamental e é a creche a responsável por nutrir essa etapa. A unidade de Marituba atenderá a todos os moradores da região, especialmente as mães trabalhadoras que tanto precisam. Lugar de criança é dentro da escola”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.