Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escolas da rede estadual realizam ações para fortalecer vínculo entre a unidade e comunidade escolar

08/04/2024 08h50 - Autor: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc) 1238 visualizações
Foto: Escolas da rede estadual realizam ações para fortalecer vínculo entre a unidade e comunidade escolar
Foto: Divulgação

Como forma de fortalecer o vínculo entre pais, estudantes e professores, as unidades de ensino da rede estadual promoveram, neste sábado (6), o encontro “Família e Escola”, para sensibilizar a comunidade sobre a importância da parceria e participação da família no processo de ensino-aprendizagem. As atividades fazem parte do sábado letivo promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e acontecem em todo o estado do Pará.

As ações envolveram palestras com psicólogos, rodas de conversas com equipes multidisciplinares, peças teatrais, brincadeiras e apresentações musicais e orientações com a saúde bucal, entre outras diversas atividades.

Foto: Divulgação

A Escola Fonte Viva, no bairro da Terra Firme, em Belém, organizou sua programação com diálogos com os pais e responsáveis com uma psicóloga, relatos de experiências dos pais, além de sessão de cinema para os estudantes. 

“É fundamental essa parceria família-escola, para estreitar essa relação. Afinal de contas, tudo que a gente faz na escola é em prol dos nossos alunos, nós estamos formando para a cidadania e a gente precisa desse acompanhamento e a família precisa se sentir parte desse processo da aprendizagem, então a gente faz muita questão de sempre frisar que tudo que a gente faz é por eles e para eles”, conta Benedita Ferreira, diretora da Escola Fonte Viva. 

Animação e diversão não faltaram na programação da Escola Mateus do Carmo, também no bairro da Terra Firme. A unidade realizou orientações sobre a saúde bucal, palestra sobre a inclusão e métodos de prevenção contra dengue e doenças virais. 

“Eu gostei muito da programação e me diverti com meus colegas, foi tudo muito legal. Aprendi também a escovar os dentes com as tias”, disse Jady Vitória, estudante do 3° ano do Ensino Fundamental.

Aline Miranda, mãe - Foto: Divulgação

Aline Miranda, mãe de uma das estudantes da unidade, afirmou com se sente muito acolhida no espaço escolar. “Percebo o quanto nossos filhos são acolhidos e isso é muito importante, principalmente para mim que tenho uma filha com autismo. Então, isso demonstra o acolhimento e o amor dos professores com nossos filhos. O tratamento é bem diferente, viemos de uma escola particular, mas aqui tivemos uma boa acolhida”, conta a mãe de estudante.

“A família é a base da formação das crianças e nós somos colaboradores, por isso, o papel que a família desempenha é muito importante. A presença na escola é importante para que possam também nos ajudar no sentido de formar bons cidadãos. Aqui no Mateus temos uma participação grande quando promovemos esses eventos. Então, isso é um ponto muito positivo para a nossa escola”, reforça Quelita Sodré, professora. 

Já no bairro do Telégrafo, em Belém, a Escola Santo Afonso dividiu sua programação em diversos momentos, um espaço foi direcionado para as crianças, com peça teatral, em outros os pais participando da entrega dos certificados dos representante de turma, além de rodar conversa com os pais para coletar contribuições para o ensino.

Foto: Divulgação

No município de Ananindeua, a Escola Estadual Professora Consuelo Coelho e Souza, aproveitou o momento para dialogar com os pais e responsáveis, a fim de repassar orientações e explicar o funcionamento da unidade. Na oportunidade, 50 pais e responsáveis puderam conhecer e tirar dúvidas sobre o espaço de aprendizagem dos estudantes. 

“Com a comunidade fizemos uma reunião para pautar as normas da escola, regimento interno, bem como sobre os projetos da escola, tudo para apresentar a escola e para que eles se sintam pertencentes a Ester local também”, concluiu Kerly Sales, vice-diretora da Escola Consuelo Coelho e Souza.


MAIS FOTOS