Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Candidatos aptos na Certificação de Lideranças 2024 realizam prova neste domingo (19); Saiba como proceder

16/05/2024 17h53 - Autor: Marcelo Júnior (Ascom Seduc) 20992 visualizações
Foto: Candidatos aptos na Certificação de Lideranças 2024 realizam prova neste domingo (19); Saiba como proceder
Candidatos aptos na Certificação de Lideranças 2024 realizam prova neste domingo (19); Saiba como proceder

No domingo (19) os candidatos aptos inscritos no processo de Certificação de Lideranças 2024, etapa obrigatória para exercer as funções de direção e vice-direção, realizarão a Avaliação de Competências. Os participantes deverão responder a 40 questões de múltipla escolha sobre o conteúdo aprendido no curso de Gestão Escolar, além de questões de língua portuguesa e matemática aplicada ao dia a dia. Nesta sexta-feira (17), às 9h, a Seduc realiza inclusive um aulão preparatório para revisar os conteúdos aprendidos no curso e sanar dúvidas sobre a avaliação. A transmissão ao vivo acontecerá por meio do canal no YouTube da Seduc e pela TV Educativa. 

"A Certificação de Lideranças tem tido ótimos resultados e uma participação relevante dos nossos servidores. No domingo, vocês terão a oportunidade de concluir mais uma etapa fundamental desse processo. Desejo uma boa sorte para todos os participantes, tenho certeza de que todos se sairão muito bem. Com equipes cada vez mais capacitadas podemos elevar a educação paraense e dar maiores condições e oportunidades para nossos estudantes. É fundamental que a escola seja cada vez mais um espaço de integração, estímulo e de desenvolvimento para nossos profissionais, estudantes e comunidade", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará. 

Serviço

Data: 19 de maio de 2024

Abertura dos portões: 7h30 

Fechamento dos portões: 8h30 

Início da prova: 9h 

Término da prova: 12h 

Saída permitida a partir de: 1h de prova 


O que levar: 

  • Caneta esferográfica com tubo transparente de cor azul ou preta; 

  • Documento de identificação original com foto;

  • Cartão de inscrição impresso (apenas rede estadual). 


Onde farei a prova? 

Para os candidatos aptos da rede estadual de ensino, confira o passo a passo:

  1. Acesse a área do candidato, disponível aqui;

  2. Insira seu CPF e sua matrícula sem dígito; 

  3. Clique na captcha "Não sou um robô"; 

  4. Confira seus dados e o local da prova; 

  5. Por fim, imprima seu Cartão de Inscrição. 

Para os candidatos das redes municipais, acesse o documento com a lista de locais para a prova aqui.

Importante: Chegue no local da prova com antecedência. A entrada não será permitida após o horário de fechamento dos portões. Boa prova! 

Sobre a Certificação de Lideranças 2024 - Com seis etapas, a Certificação de Lideranças reforçará a atuação da gestão escolar e mapeará os servidores efetivos do magistério interessados em assumir a posição, essencial para as escolas. A primeira fase teve início com as inscrições. Em seguida, os inscritos passarão pelos demais momentos compostos por um curso em gestão escolar de 46h - já concluído; prova presencial de avaliação de competências, a ser realizada neste domingo (19); apresentação e defesa de um Plano de Gestão para banca examinadora especializada; consulta à comunidade escolar e entrevista com especialista. Cada etapa contará, ainda, com requisitos mínimos e pontuações para seguir adiante e, por fim, conquistar a certificação, obrigatória para o desempenho das funções.

Ao final do processo, os participantes formarão o banco de gestores escolares da Secretaria de Estado de Educação do Pará.