Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Escola Augusto Meira é entregue com estrutura moderna e reforça expansão do ensino integral no Pará

07/05/2025 08h54 - Autor: Fernanda Cavalcante (Ascom Seduc) 26 visualizações
Foto: Escola Augusto Meira é entregue com estrutura moderna e reforça expansão do ensino integral no Pará
Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Com 30 salas, laboratórios, núcleo de inclusão e unidade do Ciseb, escola se torna referência para mais de 500 estudantes e será ponto de apoio na COP 30

A educação pública paraense vive uma fase de avanços concretos, resultado direto da prioridade que o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), tem dado ao setor. Nesta terça-feira (6), o Estado reafirmou esse compromisso com a entrega da nova estrutura da Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira, localizada no bairro de São Brás, em Belém. Totalmente reconstruída, a unidade agora oferece um espaço moderno, seguro e acolhedor para mais de 500 estudantes do ensino médio.

“Esta é uma escola que representa um novo ciclo para a educação pública do nosso estado. Uma unidade de tempo integral com 30 salas de aula e 10 espaços dedicados ao Centro de Atendimento Especializado da educação especial. A escola estava em situação precária e o Estado tomou a decisão de investir. Hoje, temos uma estrutura completa, com professores qualificados e ambiente preparado para o ensino de excelência. Agora é tempo de motivar os estudantes e realizar um grande trabalho. A Augusto Meira se torna exemplo de educação pública no Pará”, afirmou o governador Helder Barbalho.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

A nova escola também terá papel estratégico durante a COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém, em novembro. A unidade está entre as 17 escolas estaduais que funcionarão como hospedagem temporária no padrão de hostel.

“Essa será uma das escolas que receberá visitantes durante a COP 30, com toda a estrutura que hoje entregamos à educação pública paraense. Viva a Escola Augusto Meira, viva a comunidade escolar, viva a educação do Pará!”, completou o governador.

Investimento robusto e estrutura de ponta

Esta é a 168ª escola entregue pela atual gestão estadual, somando mais de R$ 10 milhões em investimentos. A nova Augusto Meira conta com 30 salas de aula, ambientes multidisciplinares para Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Sociais, Artes, quadra poliesportiva, laboratórios de informática e ciências, piscina, biblioteca, teatro, refeitório, cozinha, banheiros, salas de descanso para alunos e professores, além de espaços de apoio psicossocial, como sala de fonoaudiologia, assistência social, psicologia e o Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS).

A unidade também abriga o Núcleo Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (NETEA), com ambientes adaptados como sala pedagógica/psicomotricidade, área de depósito e banheiros acessíveis, além do Núcleo de Arte (NUARt) e o Núcleo de Aliança Familiar (NAF), voltado ao fortalecimento da relação entre escola e famílias.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Depoimentos que refletem a transformação

A estudante da 2ª série do ensino médio, Tárcylla Santos, destaca como a nova estrutura influencia diretamente na motivação dos alunos. “A escola está muito mais ampla. Isso vai incentivar muito mais o nosso estudo. O ambiente está limpo, bonito, bem mais estruturado. Gostei muito da sala de informática e da sala de descanso — muito importante para quem passa o dia inteiro aqui. Dá energia para continuar aprendendo”, comentou.

Para João Pedro Cunha, aluno da 3ª série, a emoção é ainda maior por ter laços familiares com a escola. “É muito gratificante ver a escola assim. Estou aqui desde 2023 e a estrutura anterior dificultava nosso aprendizado, mesmo com o bom trabalho pedagógico. Agora temos laboratórios de informática e de química que vão permitir aulas práticas. Isso vai impulsionar muito nosso desenvolvimento”, afirmou.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Inovação e sustentabilidade como política pública

A Escola Augusto Meira também passa a abrigar a terceira unidade do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), espaço voltado à formação continuada de professores e à prática de metodologias inovadoras voltadas para sustentabilidade, meio ambiente e clima.

O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, celebrou a entrega e destacou o papel do Ciseb. “O novo prédio está completamente equipado, e com a chegada do Ciseb e do ensino integral, teremos mais oportunidades pedagógicas para formar jovens protagonistas. Essa unidade está preparada para ir além”, frisou.

Foto: Marco Santos / Ag. Pará

As outras duas unidades do Ciseb funcionam na EEEM Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, e na Escola Estadual Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira, em Icoaraci.

Para o estudante João Pedro, o Ciseb é uma porta para o futuro. “Acredito que vai nos preparar melhor, com acesso a tecnologias e conhecimentos que fazem diferença na vida e na carreira profissional. A educação está mudando, e nós vamos junto com ela”, declarou.

Ensino Integral em expansão no Pará

O modelo de ensino integral, com jornada de 9 ou 7 horas diárias, garante aos estudantes três refeições por dia e suporte pedagógico completo para desenvolver autonomia, solidariedade e competência.

“Não se trata apenas de passar mais tempo na escola, mas de contar com um conjunto robusto de ações que fortalecem a aprendizagem e criam vínculos entre estudantes, professores e a escola como um todo”, reforçou Rossieli.

Para 2025, a Seduc implementou mais 49 escolas no Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 161 unidades com esse modelo. O impacto é visível: em 2018, o Pará tinha cerca de 6 mil estudantes em tempo integral. Em 2025, são 48 mil matrículas, um salto de oito vezes na capacidade de atendimento.

Com esse avanço, o Pará consolida um modelo educacional que alia excelência, equidade e inovação, preparando seus jovens para os desafios do presente e do futuro.


MAIS FOTOS