Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

X Edição do Dança Teatro de Marapanim (2022)

16/01/2023 18h04 - Autor: Prof. Samuel Almeida 509 visualizações
Foto: X Edição do Dança Teatro de Marapanim (2022)
X Edição do Dança Teatro de Marapanim (2022)

 

Marapanim, município do nordeste paraense, localizado às margens do Rio Marapanim (rio este que deu nome ao município). O nome Marapanim é de origem da língua materna indígena nheengatu, que deriva do tupi-guarani, e que significa "borboletinha do mar" ou "borboletinha d'água". Este nome foi concedido pelos indígenas da etnia Pacajás para denominar o Rio que banhava a aldeia e que de suas margens podiam-se ver um grande número de borboletas pequenas.

Neste cenário, o Projeto Dança Teatro surge em 2011 e, primeiramente, desenvolvia-se no pátio das lanchonetes das duas escolas onde o projeto foi iniciado (Escolas Nelson Rebelo e Remígio Fernandez) em Marapanim. Nos anos seguintes, notou-se a necessidade de um espaço mais amplo que permitisse à comunidade uma maior participação. A partir de 2013, desenvolveu-se na concha acústica da praça principal de Marapanim, em caráter de competição entre as duas escolas. O projeto é desenvolvido apenas pelos alunos do segundo ano de ambas escolas como forma de explorar os objetos de conhecimento que envolvem a Dança, o Teatro e o Folclore, por meio das práticas pedagógicas no Campo da Educação Física, articuladas a toda a Área da Linguagem e, ao final da terceira avaliação, é dado um tema central e cada turma escolhe sua música para desenvolver as apresentações. Em seguida, começam com os ensaios nas aulas de Educação Física com o professor da turma, contando inclusive com a participação de coreógrafos da comunidade cultural do município, os quais engrandecem e qualificam as apresentações. A culminância do projeto é realizada seguindo o planejamento anual das escolas, geralmente no encerramento do calendário anual escolar, em um dia previamente determinado.

Na VIII edição, o evento precisou mudar de local para atender a dimensão que ganhou no cenário local. Em decorrência da necessidade de ampliar o espaço destinado ao grande interesse do público que passou a prestigiar o evento, e a este crescimento do evento também se somou o maior engajamento dos jovens com o despertar para as áreas da música, dança e teatro. O projeto "Dança Teatro de Marapanim" passou, então, a compor o Projeto Político e Pedagógico (PPP) das duas Escolas Estaduais Nelson Rebelo e Remígio Fernandez.

Neste ano de 2022, o “Dança Teatro” completa uma década e, para comemorar essa data marcante, aproveita-se o momento especial para prestar homenagem póstuma e honrosa ao grande músico, cantor, poeta, compositor, produtor e interprete Mestre Evaristo Melo (que nos deixou em 10 de fevereiro de 2022), com o tema "CARIMBÓ, A OBRA PRIMA DA AMAZÔNIA ", cujo objetivo é fomentar a cultura local, fortalecendo a autoestima e o protagonismo juvenil, além de estimular a vivência da dança e do teatro sob o olhar das práticas artísticas e corporais ligadas à temática do Carimbó, enquanto Patrimônio Imaterial Brasileiro. Esta 10ª edição do evento ocorreu na quadra de esporte da Escola Remígio Fernandez no dia 29/12/2022 às 19:00h e contou com aproximadamente 200 alunos, divididos em 7 turmas, sendo 2 turmas inclusivas e uma turma do anexo da escola Remígio Fernandez na Vila Monte Alegre de Maú, que abrilhantaram e protagonizaram maravilhosas apresentações e disputaram o troféu PACAJÁ (Homenagem a primeira etnia indígena de Marapanim).   Por Samuel Almeida


MAIS FOTOS