Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Alunos da Escola Estadual Palmira Gabriel apresentam peça teatral sobre preservação ambiental

14/12/2023 10h26 - Autor: HIGOR OKADA 255 visualizações
Foto: Alunos da Escola Estadual Palmira Gabriel apresentam peça teatral sobre preservação ambiental
Alunos da Escola Estadual Palmira Gabriel apresentam peça teatral sobre preservação ambiental

Alunos da Escola Estadual Palmira Gabriel, no bairro do Tapanã, em Belém, promoveram um momento de reflexão a respeito da necessidade de mudança de postura com relação ao meio ambiente, através de uma peça teatral realizada nesta quarta-feira, 13. Com o tema: "O juízo final! Em busca de um novo mundo", o espetáculo foi encenado pelos estudantes do 3° ano do Ensino Médio e foi baseada na vivência de filósofos contemporâneos. 

Os filósofos Bruno Latour e Michel Serres, foram os norteadores da apresentação, já que todos dois buscam a construção de um novo contrato natural, além de ponderarem sobre não apenas falar, mas agir com relação ao meio ambiente, e a mudança de postura.

"Os alunos fizeram uma reflexão e construíram uma peça que foi apresentada para os estudantes do Fundamental, com objetivo de provocar o pensamento e consequentemente provocar uma mudança de postura. Os alunos se envolveram bastante e desenvolveram um trabalho de excelência. Além disso, a unidade é situada em um fragmento de floresta ao longo da Augusto Montenegro. Todas as nossas ações buscam fortalecer a consciência ambiental entre os alunos e comunidade escolar", disse José Ribamar, professor de Filosofia. 

Entre os alunos que integraram a peça, esteve Miguel Arcanjo. Para ele o assunto deve estar sempre presente no cotidiano. "A importância da preservação do meio ambiente é algo que devemos manter sempre, em constante disciplina, para que com isso, a gente consiga manter o mundo melhor. Em uma das minhas falas, relatei o porque hoje percebemos também as coisas que acabamos fazendo, que prejudicam o meio ambiente e a gente está sofrendo com isso agora", disse o estudante.

"A mudança de clima no planeta é totalmente visível em todo lugar e a nossa peça foi justamente para retratar as consequências que tudo isso vem causando. Foi para mostrar algumas coisas que nós podemos fazer e que podem beneficiar ou prejudicar o meio ambiente de alguma maneira", completou a estudante Kaueny Sampaio.

A iniciativa faz parte do currículo escolar, no eixo Ética Aplicada, item Bioética, reuniu 98 estudantes, entre os que se apresentaram e o público que prestigiou a peça.


MAIS FOTOS