Página inicial do Secretaria do Estado de Educação

Servidores da Educação Básica da Seduc participaram de planejamento estratégico e encontro formativo

14/12/2023 10h29 - Autor: HIGOR OKADA 271 visualizações
Foto: Servidores da Educação Básica da Seduc participaram de planejamento estratégico e encontro formativo
Servidores da Educação Básica da Seduc participaram de planejamento estratégico e encontro formativo

Servidores da equipe técnica da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), estiveram reunidos durante quatro dias para definir o planejamento estratégico de 2024. A Formação, que encerrou nesta terça-feira (12), no Centro de Formação da Seduc, foi voltada para 42 servidores, entre diretores, coordenadores, chefia de gabinete e secretário adjunto da Saeb.

“Nós estamos dando prosseguimento ao desenvolvimento profissional da nossa equipe gestora que compõe a Saeb. O nosso propósito é fazer com que a gente compreenda as nossas atribuições enquanto Secretaria de Educação Básica, para que as atividades aconteçam da melhor maneira possível e cada aluno e cada professor possam sentir o impacto disso de uma forma prazerosa e a gente tenha como resultado final, a melhoria da aprendizagem em cada uma das escolas”, disse o secretário adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meireles. 

A programação foi dividida em quatro dias, sendo que nos dias 6 e 7, foram trabalhados o planejamento estratégico, com foco no próximo ano, bem como as contribuições de cada diretoria e coordenação na construção do papel de cada uma delas. Já nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12), o encontro discutiu liderança, mediação de conflitos, mas sobretudo como os profissionais podem fazer com que os projetos prioritários da secretaria possam ser executados da melhor maneira.

“Nós estamos tendo a oportunidade de, enquanto equipe, parar. Foram quatro dias que a gente parou enquanto equipe e nessa oportunidade, você acaba conhecendo não só o outro, como também o trabalho e o que o outro desenvolve. E, como rede, isso é importante porque as ações são muito conectadas. Então, quando você compreende a sua ação e a interferência dela na ação do outro, a importância delas e vice-versa, isso traz um resultado melhor para as ações resolvidas pela secretaria”, conta o diretor de Diversidade e Inclusão da Seduc, Felipe Linhares. 

Para o servidor Rosenildo Ribeiro, a troca de experiências é fundamental para um bom desenvolvimento educacional. “Esses encontros que são proporcionados pela Seduc nos fazem repensar nas nossas ações, enquanto educadores que somos. Um dos momentos que me chamou a atenção foi a questão de trabalhar a saúde mental do servidor. Essa preocupação, essa sensibilidade dos secretários de estarem nos proporcionando esse momento de convívio e de troca de experiências é de suma importância para o desenvolvimento do processo educacional”, comenta o servidor, lotado na diretoria de Diversidade e Inclusão na Seduc. 

Com foco na valorização dos profissionais que se dedicam ao desenvolvimento do Estado, a Seduc vem investindo na qualificação e educação continuada dos servidores no Pará.
“As Formações têm fundamental importância, porque aqui a gente está falando de um evento para liderança da Seduc, então nós temos diretores, as coordenações, o secretário participando ativamente de todo o processo. É um momento de parar, refletir, construir juntos, então se de uma inteligência coletiva, construindo, oxigenando saberes para avançarmos ainda mais na educação do Pará”, finaliza o diretor do Cefor, Augusto Paes. 


MAIS FOTOS