JOVENS PARLAMENTARES PARTICIPAM DA ETAPA NACIONAL EM BRASÍLIA

O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul e proporciona um espaço de encontro e diálogo, incentivando o protagonismo juvenil na apresentação de propostas sobre temáticas de interesse comum. O PJM é responsabilidade da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), os Ministérios de Educação dos respectivos países e o Parlamento do Mercosul. No Brasil, a responsabilidade pelo evento é do Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Secretaria de Educação Básica (SEB) e Assessoria de Assuntos Internacionais; e em parceria com as secretarias estaduais de Educação.
Os participantes foram escolhidos após diferentes etapas em seus países. No Brasil, o processo teve início ainda em 2024, com a escolha, nos estados, de seis projetos a serem inscritos. Os candidatos responsáveis pelos projetos fizeram suas campanhas e foram escolhidos por voto popular para a participação na etapa nacional, realizada em maio, em Brasília. No encontro,Nacional com 79 estudantes, foi escolhido um entre três representantes de cada estado para participar da etapa internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul, que aconteceu no período de 11/08 a 14/08/2025 na UNILA.
Na etapa nacional foram eleitos:
Wendely Junior Rodrigues Gonçalves, Cidade: Cametá/Pará, da EEEM Osvaldina Muniz. com o Projeto:Guardiões da Floresta: A Educação no Caminho da Sustentabilidade. O projeto propõe promover ações de reflorestamento comunitário com árvores nativas da Amazônia a partir das escolas estaduais do município de Cametá/Pará para contribuir no enfrentamento das mudanças climáticas. A iniciativa destaca a Educação Ambiental e a inclusão social como pilares fundamentais para a sustentabilidade.
Enzo Xavier Alves Martins, Cidade: Ananindeua Pará,EEEFM Prof Manoel Saturnino de Andrade Favacho. Projeto:Conscientização e práticas socioambientais na juventude periférica em prol dos direitos humanos. A reafirmação das políticas públicas e estatizadoras de água e saneamento como parte dos Direitos Humanos e pela sustentabilidade, de forma interseccional nas suas formulações, e a luta pela popularização, acessibilidade e incentivo dos registros das memórias coletivas de comunidades rurais, periféricas e tradicionais e seu ensino nos ensinos locais.
Iriane Cybelly Araujo Marinho,Cidade:Monte Alegre/Pará.EEEM C Presidente Fernando Henrique. Projeto: Participação cidadã uma contribuição para a construção de políticas públicas eficazes, ao enfrentamento das mudanças climáticas no contexto da integra .A integração regional e as mudanças climáticas são dois dos desafios mais prementes do século XXI. O impacto das mudanças climáticas é global, mas suas consequências são sentidas de maneira desigual, impactando principalmente países em desenvolvimento e regiões mais vulneráveis. Neste contexto, a participação cidadã se torna primordial, onde a conexão entre as regiões será um ponto crucial para tentar buscar soluções para esse momento climático.
O Ministério da Educação (MEC) promoveu de 27a 29 de maio,em Brasília, a etapa nacionaldo Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM).O projeto é voltado a estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio de escolas públicas. Este ano, o encontro debateu a integração regional e as mudanças climáticas. Durante sua passagem pela capital federal, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer de perto a rotina das casas legislativas e aprender mais sobre o bloco do Mercosul e suas instâncias, além de diferentes formas de dialogar e buscar consensos e soluções para problemas comuns. Brasília ensinou que quando a juventude se une, a transformação acontece de verdade.
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