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Formação SOMOS sobre o Prepara Pará em 3 eixos

20/08/2025 18h26 - Autor: HIGOR OKADA 58 visualizações
Foto: Formação SOMOS sobre o Prepara Pará em 3 eixos
Formação SOMOS sobre o Prepara Pará em 3 eixos

Nos dias 19 e 20 de agosto de 2025 a equipe SOMOS em parceria com a Secretaria de Educação do Pará (SEDUC-PA) está realizando Encontro Formativo com foco no resultado da 1ª avaliação diagnóstica 2025. Nesta, os formadores de Língua Portuguesa e Matemática da rede de ensino aprenderam a usar a plataforma Plurall, mais especificamente o painel de gestão e o painel de avaliações, objetivando compreender como seus recursos digitais podem potencializar a aprendizagem e apoiar o planejamento docente. Além das funcionalidades já observadas, como acesso ao material didático digital, o acompanhamento de desempenho e interação com estudantes.

A plataforma foi analisada em articulação com os dados da 1ª Avaliação Diagnóstica aplicada aos estudantes, os percentuais de acesso e os resultados iniciais apontaram lacunas de aprendizagem em determinados descritores, servindo como referência para:

  • Identificar pontos fortes e fragilidades por turma/segmento;
  • Apoiar a elaboração de estratégias de recuperação paralela;
  • Relacionar os indicadores internos às metas externas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que mede o desenvolvimento das competências e habilidades em escala nacional.

Essa integração entre a plataforma e os resultados diagnósticos fortalece o planejamento pedagógico e permite maior alinhamento às avaliações externas, sobretudo no que diz respeito às metas de qualidade da educação.

 

Trilha Formativa: dinâmicas, ser professor, estereótipos e motivação

Na trilha formativa, os encontros abordaram reflexões e vivências sobre a prática docente, destacando:

  • Dinâmicas de grupo que estimularam a colaboração e a empatia;
  • Debates sobre a identidade e o papel de ser professor em contextos desafiadores;
  • Discussões críticas acerca dos estereótipos da profissão docente, buscando desconstruções e valorização profissional;
  • Momentos motivacionais, ressaltando a relevância do trabalho docente para transformação social.

 

Discussões dos descritores do SAEB e relações com cada segmento de ensino

Foram analisados os descritores de habilidades e competências, relacionando-os às etapas da Educação Básica e aos dados da avaliação diagnóstica:

  • Fundamental I: atenção especial à consolidação da leitura, escrita e operações matemáticas básicas, pontos já sinalizados pela avaliação;
  • Fundamental II: aprofundamento do raciocínio lógico e leitura crítica, destacando fragilidades em alguns descritores;
  • Ensino Médio: análise dos descritores, com ênfase na preparação para exames externos e na correlação com os dados percentuais da 1ª avaliação diagnóstica.

Essa análise destacou a necessidade de estratégias específicas por segmento e correlacionando-as, favorecendo o desenvolvimento progressivo das competências avaliadas.

Todo esse processo formativo, possibilitou a integração entre tecnologia educacional (Plurall) e indicadores de aprendizagem, especialmente os da 1ª Avaliação Diagnóstica para o SAEB, a reflexão sobre a identidade docente, estimulada pelas dinâmicas e debates motivacionais, e a compreensão do papel dos descritores como orientadores pedagógicos, essenciais para alinhar o trabalho escolar às metas nacionais de qualidade.

Dessa forma, o relatório evidencia que a formação contribuiu para alinhar práticas pedagógicas ao diagnóstico real dos estudantes e às demandas externas, reforçando o protagonismo do professor como mediador do conhecimento e gestor da aprendizagem.

 


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